Rui Car
28/02/2022 14h48

Maior cuca do Brasil será produzida novamente em SC

A tradicional cuca gigante da Vila Itoupava voltará este ano com 172 metros para comemorar o aniversário de Blumenau

Assistência Familiar Alto Vale
 Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Delta Ativa

A maior cuca do Brasil, que é do bairro Vila Itoupava, em Blumenau, será produzida novamente este ano. Serão 172 metros da iguaria culinária. A intendência da Vila Itoupava já iniciou a organização para viabilizar a cuca gigante, que não é feita há dois por causa da pandemia.

 

O evento gastronômico faz parte das comemorações do aniversário de Blumenau, que completa 172 anos no dia 2 de setembro. O intendente da Vila Itoupava, Leandro “Índio” da Silva, confirmou à coluna o retorno da cuca gigante este ano.

 

A equipe da Prefeitura elaborou um projeto técnico para viabilizar uma parceria com empresários da região. A ideia é evitar o uso de dinheiro público no evento gastronômico e divulgar a nossa cultura para o Brasil e o mundo”, destacou.

 

Em 2019, o site RankBrasil, que é a versão brasileira do Guinness World Records, popularmente conhecido como Livro dos Recordes Mundiais, reconheceu a cuca de 169 metros, produzida na Vila Itoupava, como a maior do Brasil.

 

O mesmo recorde já havia sido concedido à Vila Itoupava em 2018 com uma cuca de 168 metros de comprimento.

 

A última cuca gigante, de 169 metros, teve 12 sabores, 1312 quilos e 46 centímetros de largura. A produção demorou 18 horas e contou com 18 pessoas envolvidas.

 

Segundo o site dos recordes brasileiros, a receita levou 604 ovos, 510 kg farinha de trigo, 275 kg açúcar, 175 kg de manteiga, 2.400 bananas e 1.05 l de leite. Foram necessárias 282 travessas, 29 fornadas para assar a massa, que no final rendeu 8.460 pedaços da iguaria.

 

Quem recebeu o troféu pelo recorde em 2019 foi o proprietário do Supermercado Fritzke, Roberto Fritzke. Toda a cuca é distribuída gratuitamente à população.

 

Troféu da maior cuca do Brasil entregue em 2019 e o recorde deverá ser quebrado novamente pela Vila Itoupava, em Blumenau, por uma iguaria de 172 metros – Foto: Divulgação/RankBrasil/ND

Troféu da maior cuca do Brasil entregue em 2019 e o recorde deverá ser quebrado novamente pela Vila Itoupava, em Blumenau, por uma iguaria de 172 metros (Foto: Divulgação / RankBrasil)

Fonte: Rodrigo Vieira / ND+
Anderle Telhas e Acessórios