21/10/2021 10h16

Mocho-diabo: coruja incomum chama atenção em cidade de SC

Ave foi flagrada em um bosque; aparição não é comum durante o dia destaca biólogo

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Um flagra raro de um filhote de coruja Ásio stygius durante o dia foi feito no município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. A ave incomum foi vista com seus grandes e arregalados olhos amarelos em um bosque no bairro Santo Antônio. As fotos chamam atenção.

 

Também conhecida como Mocho-diabo, a coruja é de grande porte e as fêmeas podem chegar a 50 centímetros, além de ser uma das maiores encontradas na região Sul do país.

 

O biólogo Jackson Preuss explica que é um animal raro de se encontrado durante o dia por ser estritamente noturno. Elas geralmente ficam escondidas entre folhagens densas e troncos de árvores e saem no período da noite.

 

É um filhote, provavelmente recém saído do ninho. O indicado é deixar ele no local que foi visto e não mexer. Ela emite um som que chama atenção dos pais que as recolhem e levam para um local protegido”, esclarece o biólogo.

 

Animal “diabólico”?

 

Preuss relata que elas são conhecidas como Mocho-diabo pela cor dos olhos e porque quando estão em alerta levantam as penas da cabeça e lembram chifres semelhantes aos do “diabo”.

 

coruja

Registro raro da ave durante o dia foi feito em Pinhalzinho (Foto: Reprodução / Rádio Centro Oeste)

Porém, apesar da crendice, ele ressalta que essa espécie de coruja é extremamente dócil e não oferece nenhum perigo. “Não tem nada a que se temer ou associar a uma imagem ‘diabólica’”.


Fonte: ND+

PUBLICIDADE
Anderle Telhas e Acessórios