Rui Car
04/05/2023 16h28

Museu de Rio do Sul vai receber oficina e palestra sobre cultura indígena

Agendamentos podem ser feitos diretamente no museu

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Acervo / Museu Histórico Cultural Victor Lucas

Foto: Acervo / Museu Histórico Cultural Victor Lucas

Delta Ativa

O Museu Histórico Cultural Victor Lucas, em Rio do Sul, vai receber no mês de maio dois projetos voltados à cultura indígena. São atividades direcionadas, principalmente, aos estudantes e professores, com possibilidade de agendamento nos três períodos: manhã, tarde e noite.

 

Entre 8 e 31 de maio, ocorre a oficina ministrada pela historiadora Catia Dagnoni. O projeto tem como objetivo trabalhar vários elementos que contribuem e refletem a história e a cultura indígena. A atividade vai acontecer na Sala Indígena do museu, que reúne acervo lítico, lanças, flechas, arcos e artesanato, além de fotografias datadas de 1914 até a atualidade.

 

A proposta é desenvolver uma maior visibilidade do cotidiano indígena, com o intuito de gerar conhecimento, promovendo aproximação de acordo com a realidade de cada grupo. Buscando também valorizar e refletir a história e a cultura regional, de um povo originário do território de Santa Catarina”, explica Catia.

 

Já de 08 a 19 de maio, serão desenvolvidas pelo historiador Jonas Felácio Júnior palestras educativas com o tema “Memória e Cultura Indígena, para os 28 municípios do Alto Vale do Itajaí”. A dinâmica também vai ocorrer na Sala Indígena.

 

O novo espaço é um projeto idealizado pela administração do Museu Histórico de Rio do Sul, e abrange, além do próprio acervo, uma biblioteca de apoio com referências indígenas. Um projeto de destaque para as regiões do Médio e Alto Vale do Itajaí, que agora conta com esse local de reflexão, ideal para palestras como essas”, observa Jonas.

 

São dois projetos culturais selecionados pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – edição 2022, executados com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Projeto FCC 2920 / 2022.

 

Fonte: Prefeitura de Rio do Sul
Justen Celulares