Rui Car
26/01/2023 15h19

O que estaria por trás dos fakes “eróticos” no Instagram? Veja explicação e como resolver

Desde o final de 2022, diversos usuários do Instagram relataram uma onda de contas fakes que interagem com stories e enviam mensagens privadas

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Reprodução / Instagram

Fotos: Reprodução / Instagram

Delta Ativa

Percebeu alguma conta fake, muitas vezes erótica, curtindo seus stories no Instagram? Diversos usuários do aplicativo relataram uma onda de contas fakes que interagem com stories e enviam mensagens privadas desde, pelo menos, final de novembro de 2022.

 

Muitos rumores circularam sobre o que, de fato, seriam essas contas. Eles vão de ferramentas externas, site para ver stories anonimamente, bots para ganhar engajamento e até grupos criminosos para promover golpes pelas redes sociais.

 

As contas seguem um mesmo perfil, normalmente usuários com nomes esquisitos (geralmente cheio de números) e, na maioria das vezes, com fotos de mulheres seminuas e com links de procedência duvidosa.

 

Alguns são voltados para marcações, que oferecem algum tipo de vantagem financeira, como ofertas de criptomoeda ou prometendo outros tipos de benefícios.

 

 

O que podem ser?

 

Até o momento, não há nenhuma explicação oficial informando o que seriam esses perfis. No geral, essas contas “fakes” são robôs programados para realizar tarefas automatizadas, como seguir perfis, comentar ou curtir stories.

 

Outra possibilidade seria a de que esses perfis são usados para forjar um comportamento legítimo e, então, burlar a capacidade do Instagram de identificá-los como fakes. Especialistas estimam que esses perfis também podem ser uma forma de levar usuários aos sites linkados por esses “usuários” – que podem, por sua vez, ser maliciosos, pornográficos e/ou golpistas.

 

A equipe do Instagram respondeu ao portal Uol, que questionou se havia algo de errado com a rede social. A empresa informou que dedica “recursos significativos para combater perfis que promovem este tipo de comportamento” e que quando são detectadas, as contas são suspensas e removidas.

 

 

No Twitter, muitos usuários reclamam desse mesmo problema nas últimas semanas. Alguns se viram obrigados a tornar as contas privadas para acabar com a intrusão.

 

 

 

O que é possível fazer?

 

Uma das soluções adotadas por muitos usuários é fechar a conta, ou seja, impedir que qualquer usuário possa seguir o perfil e visualizar os stories sem ter permissão.

 

Infelizmente, não existe nenhuma técnica mágica para resolver esses problemas. Uma das orientações, inclusive da própria rede social, é que as pessoas denunciem e bloqueiem as contas fakes.

 

 

A plataforma ainda indica bloquear os perfis de novas contas feitas pelo mesmo endereço de IP. É possível que essas contas sejam provenientes de um mesmo endereço, o que também reduziria a quantidade de interações.

 

Veja passo a passo de como bloquear perfis no Instagram:

 

 – Toque em “…” na parte superior direita do perfil;

 – Toque em Denunciar;

 – Selecione “O conteúdo é inadequado” e, depois, “Denunciar conta”;

 – Selecione a opção “Está fingindo ser outra pessoa”.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares