17/09/2021 15h42

Oktoberfest em Blumenau terá que mudar de nome? Entenda a situação

Foi aprovado nesta quarta-feira (15), na Espanha, o registro da marca Oktoberfest, solicitada pela prefeitura de Munique

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Uma medida tomada lá na Alemanha gerou dúvida sobre o futuro da Oktoberfest em Blumenau. Foi aprovado nesta quarta-feira (15), na Espanha, o registro da marca Oktoberfest, solicitada pela prefeitura de Munique, cidade da maior festa de chope do mundo.

 

A decisão dá a Munique o poder de restringir legalmente cópias do festival. A medida, aprovada pelo EUIPO (Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia), foi motivada após Dubai anunciar que faria uma festa no mesmo estilo.

 

Mas o que foi decidido lá na Europa tem impacto na festa realizada aqui no Brasil? A reportagem conversou com o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel, para entender como a cidade fica nessa situação.

 

Conforme o secretário, a decisão não mudará em nada a realização da festa no município. Greuel explica que Munique está protegendo a marca da festa assim como Blumenau também já faz. “Eles estão protegendo a marca de Munique. Estão protegendo a história e evitando que espertalhões se aproveitem para lucrar indevidamente”, afirma.

 

A situação vivida por Munique foi similar com o que Blumenau viveu no último ano, quando anunciou de forma inédita o cancelamento da festa. Greuel lembra que na ocasião surgiram diversas cidades se aproveitando  e tentando obter “lucro pessoal” com a marca da festa tida como a “maior festa alemã das Américas”.

 

Não nos preocupa (o que Munique está fazendo). Inclusive vemos com bons olhos. É uma chancela de preocupação com a marca Oktoberfest”, finaliza o secretário.

 

Marca Oktoberfest Blumenau

 

Blumenau atua desde final de 2020 no edital de licitação da concessão da marca Oktoberfest Blumenau. De acordo com o município, a concessão tem o objetivo de garantir que os produtos sigam um padrão criativo de qualidade e com remuneração a Blumenau, algo que nunca ocorreu nas 36 edições anteriores.

 

O edital foi lançado em 2020, mas após parecer do TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina), ele foi relançado no início de 2021. O licenciamento em questão trata apenas da marca “Oktoberfest Blumenau” para aplicação e comercialização de produtos, com grafismo e logomarca (chapéu bávaro).



SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
PUBLICIDADE
Anderle Telhas e Acessórios