Rui Car
09/06/2022 16h38

Onça mais famosa do Brasil, da nota de R$ 50, “degusta” bolo de aniversário

Onça Gabi comemorou 20 anos e ganhou bolo e presentes; veja como ela está hoje

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução / Casa da Moeda

Foto: Reprodução / Casa da Moeda

Delta Ativa

Famosa em todo o Brasil, a onça Gabi, que mora no zoológico BioParque, no Rio de Janeiro, completou 20 anos nesta quarta-feira, dia 8. Ela ficou popular por ilustrar a nota de R$ 50. Para comemorar o aniversário, o animal ganhou uma festa de aniversário com direito a bolo de carne, além de presentes.

 

onça famosa ganhou bolo de aniversário

Onça Gabi com seu bolo de carne no dia do aniversário de 20 anos (Foto: Bioparquedorio / Divulgação)

 

Onça Gabi nasceu em 2002 no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, filhote das onças Negona e Alexandre, o Grande. Sua beleza chamou tanto a atenção que, no mesmo ano, a Fundação Riozoo foi notificada por um ofício emitido pela Casa da Moeda. O ofício enviado ao zoológico solicitava uma foto da pequena Gabi para ser usada na nova cédula brasileira.

 

Para fazer a foto, um fotógrafo passou a visitar o recinto por três meses, todos os dias. Oito ano depois, em 2010, a nota de 50 reais foi lançada com o rosto lindo da Gabi estampado.

 

Com isso, até hoje, a onça famosa é uma das mais procuradas nas visitas no BioParque.

 

Com 20 anos, Gabi já é considerada uma onça ‘idosa’, já que sua idade ultrapassou a expectativa para sua espécie, que varia de 10 a 15 anos.

 

Para o BioParque, a comemoração representa uma forma de conscientizar a população sobre a importância desses animais, bem como a necessidade de conservação das espécies ameaçadas de extinção, como é o caso das onças-pintadas.

 

O  Bio Parque do Rio fez, inclusive, uma publicação sobre a aniversário da onça Gabi. Fez questão de dizer que, por causa dos cuidados, o animal superou a expectativa de vida na natureza.

 

Veja publicação:

 

 

Fonte: ND+
Anderle Telhas e Acessórios