Rui Car
20/04/2022 09h23

Saiba quem é o cão atleta de corrida que faz sucesso em Santa Catarina

Feijão, como é chamado é famoso no meio do esporte, o cão já conquistou mais de 60 medalhas

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação

Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação

Delta Ativa

Ele é parceiro, brincalhão e o atleta que mais chama atenção nas corridas. Quem participa de maratonas no litoral e na região tem o privilégio de conhecer o Feijão. O cão vira lata tem mais de 60 medalhas conquistadas nos campeonatos, inclusive o doguinho compartilha suas conquistas em seu perfil na internet: o feijaoocaorredor.

 

Feijão corre com o tutor Edson e com a família desde de 2018 - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

 

O tutor do Feijão, Edson Neumann, também é atleta, ele corre há cerca de 14 anos. Já o cão corre com o tutor e com os filhos de Edson há cinco anos. A família é de Pomerode, mas atualmente moram na cidade de Navegantes, em Santa Catarina. Ao todo Feijão já realizou mais de 50 provas, sendo elas maratonas, triatlos e campeonatos.

 

De acordo com Edson, o cachorro foi encontrado ainda filhote no calçadão de Gravatá com aproximadamente quatro meses. “O Feijão foi um presente para mim, eu estava caminhando em Gravatá no calçadão quando o encontrei. Desde o primeiro dia tivemos uma grande conexão, ele é um presente de Deus”, diz Edson.

 

Feijão é muito educado, além disso, Edson relata que sempre quando voltava de suas corridas percebia que o animal pegava seu tênis. “Eu sempre guardei meu tênis e em seguida o Feijão já pegava ele, eu achava que ele pagava por que queria morder, mas depois eu entendi que ele só queria ir treinar junto comigo”, explica

 

Feijão também participou da corrida na Serra do Rio do rastro – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

 

O cão foi treinado por Edson, ele usa sua própria roupinha para os treinos e maratonas que participa, quando é dado à largada Feijão respeita cada concorrente na disputa. “Ele aprendeu tudo sobre corrida, ele guia o pessoal no caminho, inclusive ele agita a galera na partida”, conta o tutor.

 

Parceiro para todas as aventuras

 

Feijão segundo o tutor é um ótimo parceiro, principalmente para competições de triatlos. Edson comenta que na hora de fazer a prova de bike com sua filha, Feijão percorreu 20 km em 43 minutos. Já em outras provas, como natação, o cãozinho ficava na areia esperando a dupla para continuar a competição.

 

Ao sair da água, Feijão percebeu que eu estava tentando tirar minha  roupa de mergulho, mas não conseguia puxar a corda. Então ele deu um pulo e abocanhou a cordinha para me ajudar e a galera foi a loucura com a inteligência dele”, ressalta Edson.

 

Feijão participou de corridas de 20 km – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

 

Feijão é tão conhecido que os outros atletas da competição também chama ele para tirar fotos, inclusive torcem por ele nas corridas. “Quando a galera chama ele, o Feijão faz até pose nas fotos, na internet tem bastante imagens dele com a galera”, comenta.

 

Atleta e influenciador

 

A fama do Feijão se espalhou tanto que ele já deu algumas entrevistas, inclusive o significado do nome do cãozinho é por causa do Feijão Carioquinha, pois é o preferido do tutor.

 

O cão já participou de corridas noturnas e triatlos - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

 

Sua alimentação é na base de proteína, muita carne, frango e claro ração, tudo supervisionado pela família. Mas como todo bom atleta, o Feijão também curte umas besteirinhas.

 

Ele adora comer pedaços de pizzas, mas também come coisas saudáveis como iogurte com granola, abacate, maçã e melancia. Mas em dias de provas, ele não resiste a uma maçã”, finaliza Edson.

 

Além de acompanhar os tutores, Feijão chama a atenção por onde passa e também ajuda outros atletas - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

Fonte: Bruna Evelin / ND+
Anderle Telhas e Acessórios