Rui Car
06/03/2022 00h04

Taioense lançará livro sobre a vida do Cônsul Carlos Renaux

Obra será lançada na próxima quinta-feira (10), às 19h30

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, lançará na próxima quinta-feira (10), seu novo livro “Política, Poder e Fortuna: Nuances da vida do Cônsul Carlos Renaux”.  O evento, que será realizado a partir das 19h30, no auditório do Bloco da Saúde, integra a programação dos 160 anos de nascimento de Carlos Renaux, comemorados em 11 de março deste ano. 

 

Na obra, a autora narra em primeira pessoa as memórias do personagem principal em uma história baseada em fatos reais, misturando ficção com realidade histórica. O livro revela alguns dos principais acontecimentos da vida do Cônsul Carlos Renaux, entre guerras, casamentos, infidelidade, mortes, negócios e política, desde o seu nascimento, em 1862, e sua morte, em 1945. 

 

Para desenvolver a obra, Rosemari se debruçou por cinco anos em pesquisas densas e qualificadas sobre a vida e a obra do Cônsul, tanto no Brasil, quanto na Alemanha, somados a oito anos de pesquisas sobre a imigração alemã para os vales do Itajaí e Itajaí-Mirim. Além das pesquisas documentais, a autora conheceu “in loco”, a mansão que Carlos Renaux viveu em Baden-Württemberg, na Alemanha, a Villa Renaux, que foi sua residência no Brasil, e a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, empresa têxtil que fundou em Brusque. 

 

“Brusque e região, assim como Santa Catarina e o Brasil, mereciam que esta história fosse escrita. A sociedade fazia jus a uma resposta acerca de como Renaux se tornou o homem que foi, e o que fez para que Brusque não conseguisse se ver sem o Cônsul Carlos Renaux.  E coube a mim essa missão. É minha contribuição literária para a imortalização de um dos sábios pioneiros da nossa cidade. As pessoas precisam conhecer a história da nossa cidade, ela precisa ser ensinada às crianças e jovens e, nada melhor do que um livro para deixar essa rica história imortalizada”, enfatiza a autora e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. 

 

A partir do dia 11 de março, o livro “Política, Poder e Fortuna: Nuances da vida do Cônsul Carlos Renaux” já estará disponível em todas as livrarias de Brusque. 

 

A autora 

 

Rosemari Glatz é escritora, pesquisadora, reitora, professora universitária e funcionária pública federal aposentada. Nasceu em Taió, é neta e filha de comerciantes. Brusquense de coração, em 2020 recebeu o título de Cidadã Honorária de Brusque. Mestre em Administração, há alguns anos descobriu sua grande paixão pela história e desde então vem se dedicando à pesquisa e à escrita, principalmente aos temas relacionados à educação, turismo regional e imigração alemã e polonesa para os vales do Itajaí e Itajaí-Mirim. É considerada uma autoridade no que se refere a imigração alemã e polonesa para Brusque e cidades do entorno.

 

Fonte: Rádio Araguaia 970 AM
Anderle Telhas e Acessórios