Rui Car
31/03/2022 23h07

Três lugares baratos para descansar em SC

Cidades favorecem o contato com a natureza e podem ser o destino ideal para quem quer descansar gastando pouco

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

Santa Catarina é uma região com natureza privilegiada: campo, mar e serra garantem aos catarinenses e turistas paisagens exuberantes por aqui. Com isso, algumas cidades investem no ecoturismo, dando aos visitantes diferentes opções para conhecer e vivenciar o patrimônio natural em seus municípios.

 

Se você procura cidades onde possa descansar em meio à natureza, conheça três delas que ficam no Norte do Estado: JoinvilleSão Francisco do Sul e Campo Alegre, todas com boas opções para quem quer desacelerar e se conectar com as belezas naturais da região.

 

Joinville

 

Zona rural de Joinville oferece atrações de hospedagem e gastronomia para visitantes – Foto: Equipe Sou Bem

Zona rural de Joinville oferece atrações de hospedagem e gastronomia para visitantes (Foto: Equipe Sou Bem)

 

A maior cidade de Santa Catarina fica a 186 quilômetros da capital Florianópolis. Com uma população que supera os 600 mil habitantes, pode parecer estranho escolher essa cidade para descansar em meio à natureza. Mas não é.

 

Joinville possui uma área rural com opções de passeios, compra de produtos coloniais, restaurantes de comida típicas alemãs e pousadas. Uma dessas rotas rurais é a Estrada Bonita, um percurso de cinco quilômetros com diferentes possibilidades de lazer.

 

Logo no início do caminho há uma pousada aconchegante e um restaurante. No final da estrada se chega ao Rio Bonito, limpo e de águas cristalinas. Pelo caminho há várias propriedades onde se pode comprar produtos coloniais, como pães, bolachas e geleias.

 

Estrada Bonita fica no Distrito de Pirabeiraba. A região, que faz parte da zona rural de Joinville, tem outros rios, parques e restaurantes para se aproveitar um clima mais tranquilo em meio à natureza.

 

Soma-se à Estrada Bonita, a região do Quiriri, do Piraí, a Estrada Dona Francisca e Estrada da Ilha com opções de montanhas, cachoeiras, rios e cafés coloniais para desfrutar de sossego e da beleza natural.

 

São Francisco do Sul

 

São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina – Foto: Alexandre Braga/Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul

São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina (Foto: Alexandre Braga / Prefeitura de São Francisco do Sul)

 

Quando se fala em “São Chico” a primeira coisa que vem à cabeça são as praias, fator comum já que o município é uma ilha. Em outras estações do ano que não no verão, o movimento diminui consideravelmente, propiciando um clima mais tranquilo para descansar.

 

Sem tanto agito, as praias são sempre excelentes opções de contato com a natureza – ao todo são mais de dez na cidade. Mas além da possibilidade de descansar com os pés na areia contemplando o mar, você pode escolher ficar pelo Centro Histórico.

 

Cercado por morros e pela orla marítima, essa pode ser outra ótima forma de relaxar. Além do patrimônio natural, a região central é o berço do patrimônio histórico e cultural da cidade, oferecendo diferentes possibilidades de lazer e visitas aos museus do local.

 

São Francisco do Sul fica a cerca de 190 quilômetros de Florianópolis.

 

Campo Alegre

 

Localizada no Planalto Norte de Santa Catarina, a pequena Campo Alegre está distante 237 quilômetros de Florianópolis. Com apenas uma porção do espaço urbanizado, a maior extensão da cidade é de área rural – cenário ideal para curtir o descanso ao lado de uma lareira comendo quitutes feitos no fogão à lenha.

 

Pela região há várias propriedades rurais onde você pode se hospedar ou apenas passar o dia, conhecendo histórias, as rotinas do campo e a culinária local. Em alguns sítios é possível colher frutas do pé e verduras da horta e acompanhar os cuidados com os animais, como porcos, ovelhas e galinhas.

 

No cardápio há várias possibilidades. Além dos conhecidos produtos coloniais, que incluem queijos, embutidos, geleias, pães e cucas, há os famosos pratos com ovelha. Campo Alegre é a Capital Catarinense da Ovelha.

 

Também há propriedades que organizam cavalgadas, guiamento 4×4 e passeios de trator. A cidade realmente proporciona uma experiência especial de contato com a natureza.

 

Fonte: Patricia Stahl Gaglioti / Showme / ND+
Anderle Telhas e Acessórios