16/09/2021 11h36

Tubarão porco espanta banhistas: ronca e fuça, mas vive nas profundezas

Animal encontrado morto, boiando no mar, é raro e vive sob risco de extinção. Ele ronca como um suíno quando retirado da água

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
Tubarão porco foi pego no Mar Mediterrâneo, mas já estava morto (Foto: Reprodução)

Tubarão porco foi pego no Mar Mediterrâneo, mas já estava morto (Foto: Reprodução)

PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

“Os animal (sic) tem uns bichos interessantes”, diz a música ‘Mundo animal’, dos saudosos Mamonas Assassinas. Totalmente de acordo, diria que deu de cara com o tubarão porto, que apareceu no Mar Mediterrâneo nesta semana. O peixe foi encontrado pela marinha italiana na região da Ilha de Elba. Infelizmente, ele já estava morto quando foi recolhido.

 

A única semelhança desse tubarão com um porto estaria no focinho, embora seja um peixe gordinho, com a coloração parecida com a do suíno. Veja a foto:

 

O tubarão porco é comum no mediterrâneo, mas vive em profundezas de 750 metros – Foto: Reprodução

O tubarão porco é comum no mediterrâneo, mas vive em profundezas de 750 metros (Foto: Reprodução)

Na linguagem técnica, o tubarão porco é conhecido como tubarão-áspero-angular. Além da aparência, ele emite um ruído parecido com o do suíno, quando é retirado da água. Isso só reforçou o apelido.

 

O tubarão porco normalmente é encontrado na costa do Mediterrâneo, na costa Oeste da África e em certas regiões da Europa, podendo viver a até 780 metros de profundidade. Alimenta-se de crustáceos e pequenos animais marinhos e é considerado vulnerável ao risco de extinção desde 2007. As informações são da União Internacional para a Conservação da Natureza.


FONTE: ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
PUBLICIDADE
Anderle Telhas e Acessórios