Rui Car
12/10/2021 10h13 - Atualizado em 12/10/2021 10h14

Veja cinco brincadeiras de criança que só quem é “cringe” já fez

Para aproveitar a data, decidimos relembrar algumas brincadeiras que seriam consideradas "cringes" atualmente

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

No dia 12 de outubro é celebrado o Dia das Crianças. E para aproveitar a data, decidimos relembrar algumas brincadeiras que seriam consideradas “cringes” atualmente, mas que com certeza divertiu muito a criançada que hoje já ingressa na vida adulta.

 

Essa lista é para você que já tem os seus 20 e poucos anos. Um momento de nostalgia feito especialmente para arrancar suspiros e frases como “ah, como era bom ser criança”.

 

Se você já é papai ou mamãe, a lista também é uma boa para repetir as brincadeiras com os pequenos.

 

1- Pega-pega e variações

 

Essa é uma das brincadeiras mais clássicas da infância. A ideia geral é reunir um grupo de crianças e uma começar a brincadeira correndo e tentando pegar as outras.

 

Aqui entra as variações. Algumas regiões tem a regra que quando a criança é pega ela passa a ser a responsável por tentar pegar as outras. Já em outros lugares a regra é: foi pego, vai junto. Nesse caso a brincadeira termina não sobrar mais criança para ser pega.

 

Também existe o pega-congela, que ao ser pega a criança precisa ficar parada no lugar e só sair quando for ‘descongelada’ pelo colega que ainda não foi pego.

 

2- Passa anel

 

Essa brincadeira precisa de pelo menos quatro crianças. Uma fica responsável pelo anel e outra fica com a missão de tentar descobrir com qual criança o anel foi deixado. A ideia é que o responsável pelo anel, com as mãos juntas, tente passar o objeto para uma das outras crianças sem que o adivinhador perceba.

 

Ao final da rodada ele tenta adivinhar com quem ficou o anel. Se errar precisa pagar um castigo escolhido pelos outros.

 

3- Taco

 

Essa brincadeira é uma mistura beisebol e críquete. Para brincar disso é preciso: dois tacos, uma bolinha e duas latinhas. Duas duplas competem. entre si. Uma fica responsável pelos tacos e a outra pela bolinha.

 

O objetivo da dupla que tem as bolinhas e tentar derrubar as latinhas que são protegidas pela dupla que ficou com os tacos. Derrubou três vezes, os papeis invertem.

 

A dupla dos tacos precisa rebater a bolinha para o mais longe possível. Enquanto a bolinha está longe, os donos dos tacos trocam de lugar. Cada vez que eles fazem isso, conta um ponto. Quando chegam aos 10 pontos, o jogo acaba.

 

4- Amarelinha

 

Uma das brincadeiras mais antigas e que pode ser reproduzida por apenas uma criança. O jogo consiste em pular, geralmente sobre um desenho riscado com giz no chão. A forma mais conhecida da brincadeira é desenhar uma sequência de quadrados (normalmente 10) e no final dessa sequência uma nuvem.

 

O objetivo é que o participante passe pelos quadrados pulando, muitas vezes em um pé só, e chegar ao final do caminho sem se desequilibrar e sem pisar fora de nenhum quadrado. Também não pode pisar nas riscas.

 

5- Morto/Vivo

 

Apesar do nome sugerir, essa brincadeira não envolve zumbis! A ideia geral é uma criança ficar responsável por dar o comando e as outras obedecerem. Quando o líder falar “morto” todos devem se agachar e ficar assim até que o líder fale “vivo”, que é o comando para todos ficarem em pé novamente.

 

O objetivo do líder é confundir os participantes para errarem. Quem erra é desclassificado e a brincadeira acaba quando sobrar apenas um.


Fonte: ND+

Foto: Sandy Millar / Unsplash

Justen Celulares