Rui Car
24/12/2021 11h16

Veja cinco comerciais de Natal que marcaram época

Canções seguem na memória afetiva dos brasileiros ao longo dos anos

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

Época de reflexões sobre o ano que passou e de valorização dos entes queridos, o Natal é tradicionalmente o momento no qual mais surgem propagandas e jingles inesquecíveis na telinha – hoje em dia, a internet também disputa espaço. Enquanto algumas empresas revisitam anualmente as mesmas canções, outras optam por renovar a trilha a cada novo ano, trazendo histórias e mensagens alusivas à família, tradição, união e alegria.

 

De alguns anos pra cá, entretanto, o ritmo de peças de tem diminuído e poucas conseguem gerar o impacto de campanhas como as vistas, especialmente, nas décadas de 1980 e 1990.

 

Confira abaixo cinco comerciais de Natal que marcaram época.

 

Grupo Zaffari

 

A rede de supermercados gaúcha é conhecida por suas propagandas natalinas repletas de emoções. Um dos comerciais mais marcantes foi transmitido em 2005. Nele, a canção “Fico assim sem você”, de autoria de Claudinho e Buchecha, embala a história de uma menina que aguarda em casa a chegada de seu pai e sua mãe, que foi ao hospital dar à luz.

 

 

Coca-Cola

 

Quem não lembra dos comerciais da Coca-Cola, com o caminhão cheio de luzinhas percorrendo estradas? O conceito dessa propaganda de 1995, com o refrão “O Natal vem vindo, vem vindo o Natal”, deu tão certo que a empresa o repetiu em outros anos.

 

 

Varig

 

A companhia aérea queridinha dos gaúchos teve seus tempos áureos entre os anos 1960 e 1980. Lançado em 1967, o jingle que se inicia com a célebre frase “Estrela das Américas no céu azul iluminando de Norte a Sul” ficou tão conhecido que, ao longo dos anos, recebeu muitas versões de diferentes intérpretes. A Varig seguiu usando a canção até o encerramento de suas atividades, há 15 anos.

 

 

Banco Nacional

 

Composto nos anos 1970, o tema natalino que se inicia com as frases “Quero ver você não chorar, não olhar pra trás” ressoa até hoje na memória de muita gente. A música virou parte da marca do Banco Nacional e foi entoada em muitas versões ao longo de duas décadas.

 

 

Estrela

 

A fábrica de brinquedos Estrela reaproveitou em muitas ocasiões o mesmo jingle, que ganhou o coração dos brasileiros. Nos comerciais em que a música é tocada, são rodadas imagens de crianças brincando com os jogos e brinquedos da Estrela, como é o caso dessa propaganda, dos anos 1980.

 

 
Fonte: Isabella Sander / Gaúcha ZH
Anderle Telhas e Acessórios