Rui Car
16/08/2023 14h42

VÍDEO: Filhote de “salsicha” de SC viraliza na internet ao tomar chá de camomila

Veterinário explica se pets podem tomar chá e o que pode ser feito para acalmar filhotes "furacões" e bagunceiros

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Delta Ativa

Um filhote de “salsicha” super fofo fez sucesso na internet após a tutora Helena Monteiro, de Joinville, no Norte catarinense, publicar um vídeo seu tomando chá de camomila. Joaquim, como é chamado o pequeno, da raça Dachshund, é um”furacão”. “Nem o chá faz efeito de abalar ele”, brinca.

 

As redes sociais de Joaquim foram criadas, segundo Helena, para registrar o crescimento do filhote, hoje com pouco mais de 60 dias. “Decidimos criar um perfil pra gente não perder as fotos e vídeos dele ao longo da vida”, conta.

 

Já o vídeo do cão tomando camomila foi gravado para enviar para a mãe de Helena. “Ele bebeu o chá quando tomou a primeira vacina, com 45 dias. Foi indicação do veterinário”, conta.

 

Atualmente, Joaquim tem pouco mais de 2 meses – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Foto: Reprodução / Redes Sociais

 
 

Posteriormente, o registro foi publicado nas redes sociais e viralizou. No Tiktok, o post conta com quase 4 milhões de visualizações. “Nem imaginávamos. Pessoal tem curtido bastante. Ele está até recebendo presentes. Temos que gravar os recebidos ainda”, conta Helena. Roupinhas estão entre as principais entregas para Joaquim.

 

Veja o vídeo do filhote e seu chá de camomila:

 

@o.salsicha.joaquim

#dachshund #salsicha #doguinho

♬ som original – o.salsicha.joaquim

 

Chá é indicado para cães e gatos?

 

O veterinário Cristiano Edson Padilha explica que sim, chá de camomila pode ser oferecido para os pets. “Porém, é importante que sempre haja orientação veterinária para não haver excessos. A camomila é utilizada de forma ampla na medicina veterinária, em produtos de uso oral e tópico”, explica.

 

A camomila é conhecida por seu efeito calmante. Mas, segundo o especialista, há outras formas de acalmar os filhotes travessos.

 

Cada filhote é único e pode responder de forma diferente a cada abordagem utilizada. Porém, quando proporcionamos condições para os filhotes se expressarem, estamos oferecendo um ambiente agradável a eles e por consequência, teremos filhotes menos ansiosos e agressivos”, diz.

 

O veterinário afirma que a rotina de cuidados dos filhotes exige atenção. Uma das indicações é realizar exercícios físicos através de brincadeiras; ter acesso a brinquedos interativos que os estimulem; ter um local para descanso tranquilo e confortável; devemos ignorar comportamentos indesejados; e recompensar os comportamentos com carinhos e petiscos.

 

Devemos ter muita paciência com as travessuras. Os filhotes são muito ativos e peraltas, no entanto, essa fase logo passa”, afirma.

 
Fonte: Fernanda Silva / ND+
Justen Celulares