Rui Car
08/04/2022 10h46

Vídeo flagra raríssima “nuvem boné” em montanha e bomba na web

Também chamada Nuvem Lenticular, ela se forma com o vento ao redor das montanhas no ar frio

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

Já se viu de tudo que é tipo de nuvem no céu de Santa Catarina, tamanha a variação do tempo na região. Mas a raríssima nuvem lenticular, apesar de vez em quando dar as caras por aqui, teve um registro incrível no Japão, rendendo mais de 230 mil views em um perfil no Twitter.

 

Apesar da beleza, essas nuvens são consideradas perigosas quando o assunto é aeronáutica. Formam área de intensa turbulência, normalmente por estarem ligadas à força dos ventos.

 

 

A nuvem lenticular apresenta movimento constante, em velocidade. Aparecem em forma de cúpula girando sobre uma montanha. Confira abaixo o flagra de uma nuvem lenticular na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, há seis meses.

 

 

A nuvem forma uma estrutura triangular semelhante a um chapéu ao redor da montanha e continua girando na mesma posição, como um tornado lento de cabeça para baixo.

 

Nuvens lenticulares às vezes também são chamadas de nuvens de ondas estacionárias, pois estão associadas a ondas na atmosfera. Eles se desenvolvem quando o ar em movimento rápido é forçado a passar por cima de um obstáculo físico, como uma cadeia de montanhas ou um vulcão.

 

Fonte: ND+
Anderle Telhas e Acessórios