Rui Car
15/02/2023 10h51 - Atualizado em 15/02/2023 10h52

Assembleia pode definir sobrevivência do Joinville

Reprovação do plano pode significar a falência do clube

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

Nos últimos anos, são muitos os dias de “vida ou morte” para o JEC, dias em que vencer significa dar sobrevida em um campeonato ou em um calendário e perder leva o time a tempos sombrios dentro de campo. Mas, nesta quarta-feira (15), a expressão é real. Uma decisão amparada em anos de má gestão e acúmulo de milhares de dívidas – em reais e em número de credores – pode significar o fim do JEC. O fim de um clube que acabou de completar 47 anos e tem dois títulos nacionais e 12 estaduais.

 

A Assembleia de credores da recuperação judicial acontece nesta quarta-feira, não há mais como adiar, assim como não há mais como adiar a admissão de que falhamos, todos. O Joinville Esporte Clube nasceu e cresceu sendo a paixão da cidade, já nasceu da união e assim se sustentou ao longo dos anos. As dificuldades sempre existiram, como é praxe no futebol, mas nos últimos anos, e estamos falando de vários anos, pelo menos oito, desde aquele 2015 em que o sonho se tornou realidade, essa sustentação não foi suficiente.

 

A torcida nunca abandonou e foi testada incessantemente para isso, mas o mesmo não aconteceu nos corredores por onde o dinheiro se esvaía “misteriosamente”. Anos e mais anos de gestões que colocavam e tiravam dinheiro do clube. Anos e anos de contratações irresponsáveis, de contratos questionáveis. Anos e anos deixando para depois, vendo a bola de neve aumentar, aumentar e aumentar até que ela mesma explodisse.

 

Agora, o destino do Tricolor, esse Tricolor dos Tricolores, está nas mãos daqueles que passaram pelo clube, de alguma maneira, ou prestaram serviço a ele. Os credores não estão errados e todos nós precisamos entender isso. É direito de cada um receber o que lhe é devido. Errados foram aqueles que ignoraram isso em favor próprio, não em favor do clube, não em favor da cidade. Em favor próprio.

 

A Assembleia começa às 15h. 15 de fevereiro de 2023, às 15h. Essa é a data e a hora que ficarão marcadas na história do clube. Pelo bem ou pelo mal. Como o dia da chance de renascimento ou como o dia em que o resultado da irresponsabilidade destruiu o clube de uma cidade, a paixão de uma torcida.

 

A aprovação do plano significa que o JEC tem o compromisso, a chance de ser responsável e honrar suas dívidas, independentemente de quem as tenha colocado na conta do clube. A reprovação pode significar o fim.

 

É uma possibilidade, porque a Justiça ainda pode entender que houve votação abusiva, uma vez que há um movimento nos bastidores de tentativa de “convencimento” para a negativa.

 

Fato é que o destino do JEC pode ser selado neste 15 de fevereiro de 2023.

 

Fonte: Drika Evarini / ND+
Justen Celulares