Rui Car
04/02/2023 09h45

Avaí e Figueirense fazem o primeiro clássico do ano neste sábado

Além da tradicional rivalidade, partida é um confronto direto neste início de Campeonato Catarinense 2023

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Avaí e Figueirense fazem o primeiro clássico do ano neste sábado (4), às 16h30, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, em situações semelhantes na tabela de classificação.

 

Além da tradicional rivalidade, a partida é um confronto direto neste início de Campeonato Catarinense de 2023. Isso porque apenas um ponto separa a dupla da capital.

 

Atualmente, o Leão da Ilha ocupa a 4ª colocação com seis pontos conquistados e o Furacão do Estreito é o 6º com cinco pontos, sendo ambos com quatro jogos cada.

 

Com o adiamento da rodada, os dois times contaram com mais de uma semana de treinos para ajustar o necessário, especialmente porque ambos foram derrotados na última rodada, sendo o Avaí para o Hercílio Luz e o Figueirense para a Chapecoense.

 

Pelo lado do Avaí, o meio-campo Robinho revelou que a equipe entendeu o que precisava corrigir desde o último confronto e que foi trabalhado pelo técnico Alex.

 

Precisamos melhorar no terço final do campo. Assim como encaixar um pouco mais, segurar o Ricardo [Bueno], que tem saído bastante e ficado longe do gol. Precisamos ajudar ele, principalmente com os meias e laterais para participar e finalizar mais”, contou.

 

Enquanto isso, o técnico Cristóvão Borges também revelou que sentiu a mudança de clima durante a semana que antecede o clássico, mas mostrou-se confiante com a vitória do Figueirense.

 

Estou motivado e sabendo do tamanho do jogo. Estamos confiantes e queremos o torcedor jogando com a gente. Sabemos que estão lá”, disse o comandante.

 

Desfalques e possíveis retornos

 

O técnico do Furacão do Estreito teve uma semana inteira de treino fechado e pode contar com o retorno do centroavante Bruno Paraíba, mas não confirmou a volta do atacante que estava se recuperando de uma lesão.

 

Eu vou preferir fazer segredo [sobre a volta]. O adiamento da partida também foi importante para outros jogadores que, na sequência das partidas, estavam com dores musculares”, explicou.

 

Além do atacante que estava fora por conta de uma lesão na coxa, o zagueiro Luis Fernando também permanece em avaliação do departamento médico alvinegro.

 

Enquanto o Furacão do Estreito pode contar com retornos, o técnico do Avaí tem desfalques importantes para o clássico.

 

O lateral Natanael já estava fora por suspensão, mas o departamento médico identificou uma lesão, que pode deixar mais tempo longe dos gramados. A tendência é que Thiago Rosa assuma a lateral.

 

O zagueiro Raphael Rodrigues recebeu cartão vermelho e também é desfalque. Roberto pode fazer dupla de zaga com Felipe Silva.

 

Além disso, o meio-campo Kazu sofreu uma grave lesão durante o treino da última quinta-feira (2) e também está fora da sequência do Campeonato Catarinense.

 

Histórico

 

De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Figueirense se enfrentaram 454 vezes na história desde 1924.

 

Ao longo de quase 100 anos do clássico, o Furacão do Estreito venceu 159, o Leão da Ilha 150 e outras 145 partidas terminaram empatados.

 

A primeira partida entre a dupla aconteceu em 13 de abril de 1924, em um jogo amistoso, no estádio Aldo Luz, em Florianópolis. Na ocasião, o Figueirense venceu por 4 a 3.

 

FICHA TÉCNICA

 

Avaí: Igor Bohn; Thales, Roberto, Felipe Silva e Thiago Rosa; Raniele, Eduardo e Robinho; Felipinho, Ricardo Bueno e Waguininho. Técnico: Alex.

 

Figueirense: Gabriel Gasparotto; Wellisson, Maurício, Otávio Gut e Raphinha; Uesley Gaúcho, Robson Alemão, Léo Arthur e Andrew; Gustavo França e Nicolas (Bruno Paraíba). Técnico: Cristóvão Borges.

 

Arbitragem: O responsável por apitar o jogo será Ramon Abatti Abel (FIFA). Kleber Lúcio Gil (FIFA) e Alex dos Santos (CBF) será os auxiliares. O responsável pelo VAR será Rafael Traci.

 

Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis.

 

Data e horário: Sábado (4), às 16h30.

 

Fonte: Marcos Jordão / ND+
Justen Celulares