Rui Car
10/11/2022 10h06

Avaí faz as pazes com a vitória e “fecha o caixão” do Ceará na Série A

Equipes duelaram, na noite desta quarta-feira, em Florianópolis, na penúltima rodada do Brasileirão

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Fabiano Rateke / Avaí

Foto: Fabiano Rateke / Avaí

Delta Ativa

O Avaí fez as pazes com a vitória, com a torcida – em partes – e com a tabela de classificação nesta Série A, ao bater o Ceará por 2 a 0. O triunfo do Leão da Ilha também consolidou o rebaixamento do Vozão que, com a derrota, não consegue mais sair do Z4.

 

História do jogo

 

A partida, na frieza da tabela, foi de melancolia no estádio da Ressacada. Com pouco mais de duas mil almas presentes no Sul da Ilha, o Avaí recebeu o Ceará para se despedir da Série A 2022, em Florianópolis.

 

Sem chance de fugir do rebaixamento, o Leão da Ilha entrou em campo com a missão de se despedir do seu torcedor, em tese, de maneira digna.

 

A escalação elaborada por Fabrício Bento e Marquinhos Santos, inclusive, deu essa ideia com um time basicamente formado por atletas da base.

 

O adversário, por sua vez, chegou a Florianópolis frente a uma missão dificílima mas ainda com chances de fugir do rebaixamento.

 

O jogo

 

Com bola rolando o Avaí, como foi a grande tônica da Série A, teve muitas dificuldades para impor seu jogo. Viu o Ceará, em noite tenebrosa do colombiano Stiven Mendoza, perder chances incríveis.

 

O camisa 10 do Vozão perdeu duas grandes oportunidades, nos primeiros 45 minutos, ao se complicar com a bola de frente para o gol vazio. Foram lances inacreditáveis. Essa situação, a essa altura do jogo, ainda seria piorada.

 

2º tempo

 

O segundo tempo fez bem para o Avaí que, com quatro minutos de jogo, foi às redes. O lateral-esquerdo, de pé direito, puxou para o meio, limpou dois marcadores e mandou de fora da área: bola no canto esquerdo de João Ricardo que pulou e não achou nada. Festa na Ressacada.

 

Pouco tempo depois o VAR, em intervenção quase inacreditável, assinalou pênalti para o Ceará. Mendoza – ele mesmo – foi para a cobrança e parou em Vladimir, que ainda deu rebote. O colombiano conseguiu dominar no peito e finalizar, mais uma vez, para Vladimir fazer outra defesa linda.

 

O escanteio foi cedido ao Ceará, mas em momento suficiente para que Vladimir fosse aclamado por todos os jogadores da linha.

 

Caixão fechado

 

O Avaí, que meteu uma bola na trave poucos minutos antes, aproveitou uma cobrança de falta do lado esquerdo onde Matheus Sarará, de cabeça, mandou para o fundo da rede do goleiro João Ricardo. O tento fechou o placar na Ressacada e ainda rebaixou matematicamente o Ceará.

 

Próxima parada

 

O Avaí fecha sua participação na Série A diante do Flamengo, no Rio de Janeiro, em duelo antecipado para sábado (12), às 16h. Já o Ceará recebe o Juventude, no domingo, às 16h, na Arena Castelão.

 

FICHA TÉCNICA

 

Avaí: Vladimir; Thales, Wellington, Felipe Silva e Natanael; Lucas Ventura, Bruno Silva (Jean Cléber) e Eduardo (Sarará); Vitinho, Pablo Dyego e Marcinho (Lucas Silva). Técnico: Fabrício Bento.

 

Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba (Buiú), David Ricardo e Victor Luis; Richardson (Erick), Richard (Cléber), Lima, Vina e Mendoza; Jô. Técnico: Juca Antonello.

 

Gols: Natanael (4/2T), Sarará (46/2T)

 

Cartões amarelos: Luiz Otávio, David Ricardo, Richard Coelho, Erick, Richardson (CEA); Marcinho, Vitinho, Pablo Dyego

 

Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA/SP); auxiliado por Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo (SP). O VAR esteve aos cuidados de Thiago Duarte Peixoto (SP).

 
Fonte: Diogo de Souza / ND+
Justen Celulares