Rui Car
27/07/2022 11h23 - Atualizado em 27/07/2022 11h24

Avaí fecha turno sem entrar no Z-4 da Série A pela terceira vez na era dos pontos corridos

Leão da Ilha encerra primeira metade do campeonato com 21 pontos somados e fora da zona de rebaixamento, principal meta da temporada

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Frederico Tadeu / Avaí FC

Foto: Frederico Tadeu / Avaí FC

Delta Ativa

Avaí fechou o primeiro turno da Série A na 16ª posição, fora da zona de rebaixamento. Com 21 pontos somados, o aproveitamento da equipe comandada por Eduardo Barroca foi de 36.8%, com seis vitórias, três empates e 10 derrotas.

 

Na era dos pontos corridos, foi a terceira vez que a equipe catarinense passou um turno inteiro de Campeonato Brasileiro sem passar pelo Z-4 da competição.

 

Temos uma meta muito clara que é a permanência do clube na Série A, e quem sabe ir além, sem ter um teto. Sentimento de orgulho pela forma como estamos buscando nossos objetivos. No início não acreditavam na gente, e conseguimos passar o turno inteiro sem entrar na zona de rebaixamento“, disse o técnico Eduardo Barroca no último domingo.

 

Desde que o torneio passou a ser disputado no formato atual, o Avaí disputou a elite do futebol nacional em seis oportunidades: 2009, 2010, 2011, 2015, 2017 e 2019.

 

Em 2009, o clube alcançou a melhor colocação da história de uma equipe de Santa Catarina na Primeira Divisão ao terminar na 6ª posição. Durante o segundo turno, a equipe comandada pelo técnico Silas se manteve fora do Z-4 por 19 rodadas.

 

O início de campeonato, porém, foi de dificuldades. O Leão da Ilha conquistou a primeira vitória na 7ª rodada ao derrotar o Fluminense, na Ressacada, e conseguiu deixar a zona de rebaixamento somente na 12ª.

 

 

Em 2010, o Avaí escapou da degola na penúltima rodada com vitória sobre o Santos na Ressacada, mas não passou pela zona de rebaixamento na primeira metade do campeonato.

 

A equipe catarinense estreia no returno da Série A deste ano no próximo domingo, diante do América-MG, em Belo Horizonte.

Por: Heitor Machado / Globo Esporte SC


Anderle Telhas e Acessórios