Rui Car
25/07/2022 10h11

Avaí perde para o Flamengo pela primeira vez na história dentro da Ressacada

Leão saiu na frente e teve um gol anulado de maneira polêmica

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: André Palma Ribeiro / Avaí

Fotos: André Palma Ribeiro / Avaí

Delta Ativa

Avaí e Flamengo jogaram, neste domingo (24), em duelo da 19ª rodada onde o time visitante até saiu atrás, mas virou o placar e venceu mais uma na Série A.

 

O Leão da Ilha, apesar da derrota, fica o sentimento de um bom desempenho, sobretudo, na primeira etapa onde o time se impôs diante dos cariocas e até teve um gol anulado de maneira polêmica.

 

Com o resultado o Avaí fica estacionado na 14ª posição, com 21 pontos conquistados a três do Z4. O Flamengo, por outro lado, engata mais uma vitória e chega à 6ª posição na tabela.

 

História do jogo

 

Uma manhã toda diferente, em Florianópolis, desde as primeiras horas. A presença do Flamengo trouxe toda uma magia – e muita gente – para a Grande Florianópolis.

 

Quem deixou para sair um pouco mais tarde, acabou perdendo parte do jogo. Isso porque, desde às 7h30 os caminhos rumo ao Sul da Ilha já apresentavam retenção.

 

A PMRv, em trabalho de operação especial do trânsito, também impôs algumas barreiras ao longo do percurso. Além de escoltar a delegação dos dois clubes, teve que conduzir dezenas de coletivos com torcedores do Flamengo de todas as partes da região Sul – bem como o próprio Rio de Janeiro.

 

Tamanha procura, inclusive, refletiu em ingressos escassos. Desde a última sexta-feira, conforme comunicado trazido pelo Avaí, os ingressos haviam esgotado.

 

O fator Paolo Guerrero, apresentado neste sábado (23) ao seu torcedor, certamente deu mais uma injeção de ânimo em todo torcedor avaiano. Mas o atleta, desde a noite de sábado, era “desfalque” certo na partida uma vez que sequer havia sido relacionado.

 

estádio da Ressacada bateu recorde de público nesta temporada - André Palma Ribeiro/Avaí FC/Divulgação/ND

 

O duelo

 

O jogo entre Avaí e Flamengo foi muito bom desde os primeiros minutos. Isso porque, com propostas incisivas, os times saíram para o jogo.

 

O time de Eduardo Barroca, por adotar essa prerrogativa seja em casa, seja fora, independente do adversário, e o Flamengo por ser e ter a qualidade mundialmente reconhecida. Mais que isso, a equipe de Dorival Júnior chegou ao estádio da Ressacada embalada pelos recentes resultados.

 

Gol anulado

 

Jogo bom tem que ter polêmica. E a polêmica entre Avaí e Flamengo aconteceu antes dos 15′: escanteio cobrado pela novidade de Eduardo Barroca, Natanael, e a bola chegou em Potkker que completou para o lance. Explosão na Ressacada.

 

O árbitro de vídeo acionou o profissional do campo, Raphael Claus, e apontou falta do atacante Bissoli sobre o goleiro Santos. Protesto nas arquibancadas e uma decisão bem contestável da arbitragem.

 

Saiu na frente

 

O jogo seguiu, em tese, com a mesma intensidade. Avaí, com uma marcação muito forte ainda conseguiu estocar a meta adversária e o Flamengo, de muita qualidade, ainda chegava ao ataque com seu quarteto poderoso formado por Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Gabriel e Pedro.

 

O Leão da Ilha, que nada tem a ver com isso, com menos de um minuto da segunda etapa arrancou um escanteio após finalização de Bruno Silva. Em jogada ensaiada de escanteio, Natanael cruzou e Arthur Chaves, na segunda trave, mandou de cabeça para (mais uma) explosão na Ressacada.

 

Empate em seguida

 

Não demorou muito para que o Flamengo chegasse ao empate. Bola na área do Avaí, a defesa não cortou, o Gabriel Barbosa errou, e ela acabou sobrando para Pedro que, na pequena área, mandou para o fundo da rede e pediu “calma” na comemoração.

 

Estreia e virada no Flamengo

 

Mostrando todo o poderio do seu elenco, o técnico Dorival Júnior, que já havia lançado Éverton Cebolinha no intervalo, ainda mandou o chileno Arthuro Vidal, que fez sua estreia com o manto rubro-negro.

 

Foi com uma roubada do chileno que chegou o gol da virada do Flamengo. Gabriel foi acionado e assistiu Arrascaeta, dentro da área, que com um toque sutil tirou Vladimir da jogada. Bressan, de carrinho, conseguiu evitar o gol.

 

A bola voltou para o uruguaio que, em mais um toque sutil, achou Pedro, na risca do gol, só completar. Mérito para o uruguaio que, em dois toques, definiu o placar.

 

Próxima parada

 

O Avaí volta à Série A no próximo domingo (31), diante do América-MG. Já o Flamengo também joga no outro final de semana, um dia antes, diante do Atlético-GO. O rubro-negro, no entanto, dá um tempo na Série A para focar na Copa do Brasil já que encara o Furacão em partida de volta.

 

FICHA TÉCNICA

 

Avaí: Vladimir; Kevin, Bressan (Rafael Vaz), Arthur Chaves e Cortez; Raniele, Bruno Silva (Jean Pyerre) e Eduardo; Pottker (Nathan), Bissoli e Natanael (Marcinho). Técnico: Eduardo Barroca.

 

Flamengo: Santos; Matheuzinho (Rodinei), Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Diego Ribas (Éverton), João Gomes, Éverton Ribeiro (Vidal) e Arrascaeta; Gabigol (Victor Hugo) e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.

 

Gols: Arthur Chaves (2/2T); Pedro (9 e 38/2T)

 

Cartões amarelos: Bruno Silva (AVA); Fabrício Bruno (FLA)

 

Arbitragem: Raphael Claus (FIFA) apita a partida, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA) e Daniel Paulo Ziolli (SP); Vinícius Furlan (SP) estará no VAR

 

Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).

 
Fonte: ND+
Anderle Telhas e Acessórios