Rui Car
11/08/2022 16h01

Avaí segue sem pisar no Z4 da Série A 2022

Com 22 pontos, Leão da Ilha é o primeiro time fora da zona de rebaixamento

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Frederico Tadeu / Avaí

Foto: Frederico Tadeu / Avaí

Delta Ativa

Prestes a entrar na 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2022, o Avaí não sabe o que é terminar uma rodada na zona de rebaixamento, diferente da última participação na elite do nacional. Em 2019, passou maior parte da competição na degola.

 

Com apenas 20 pontos em sua última participação, a terceira pior campanha da história dos pontos corridos, o Leão da Ilha só ficou fora da zona de rebaixamento nas duas primeiras rodadas. Na ocasião, perdeu para o Atlético-MG e empatou com o Grêmio, terminando em 12ª e 16ª colocação. Na terceira rodada, a equipe avaiana foi superada pelo Bahia, entrou no Z-4 e não saiu mais até ser rebaixada.

 

Nesta temporada, o cenário é diferente. Mesmo com oscilação nos resultados e três sequências negativas, sendo uma de cinco jogos sem vencer e duas de quatro partidas sem vitórias, o Avaí contou com o tropeço dos rivais e não entrou na temida zona da degola.

 

O mais próximo do Z-4 que o time comandado por Eduardo Barroca esteve neste ano foi na 16ª colocação, nas 10ª e 16ª rodadas, e entre a 19ª e 21ª. Atualmente, o Leão tem sua maior sequência estando próximo a parte de baixo da tabela (três rodadas seguidas).

 

Além do Avaí, apenas outros nove clubes não pisaram no Z-4 em nenhuma rodada: Atlético-MG, Bragantino, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos e São Paulo.

 

Avaí tem 22 pontos em 21 rodadas, um a mais que o Fortaleza, primeiro time no Z-4, e vai precisar vencer o Goiás para não depender de outros jogos se quiser ficar longe do perigo. A partida contra o Esmeraldino acontece neste sábado, às 16h30, no Serrinha.

 
Fonte: Ronaldo Fontana / Globo Esporte SC
Anderle Telhas e Acessórios