Rui Car
12/11/2021 10h40 - Atualizado em 12/11/2021 10h41

Chapecoense assume liderança do ranking dos times rebaixados com mais antecedência no Brasileirão

Verdão do Oeste teve queda confirmada na última quarta-feira (10) após o Santos vencer o Bragantino

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Arquivo / ACF

Foto: Arquivo / ACF

Delta Ativa

O rebaixamento à Série B do Brasileiro 2022 fez a Chapecoense se tornar líder em mais um ingrato ranking do futebol nacional. O Verdão do Oeste lidera, ao lado do América-RN, como o time rebaixado com mais rodadas de antecedência. A queda neste ano ocorreu a sete jogos do fim.

 

A Chape teve o rebaixamento confirmado após empatar com o Flamengo, por 2 a 2, junto com a vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Bragantino. Desta forma, o Verdão do Oeste pode alcançar, no máximo, 36 pontos, isso se vencer os sete jogos que restam. Mesmo assim, não ultrapassa mais o primeiro time fora do Z-4.

 

Em 2007, o América-RN foi rebaixado também a sete jogos para o fim do campeonato. O time potiguar, aliás, é o dono de um recorde que pode ser superado pela Chape atual. Na ocasião da queda, o Dragão somou 17 pontos e tem até hoje o pior rendimento de um time na era dos pontos corridos. O Verdão do Oeste tem 15 pontos e precisa de pelo menos mais três para evitar nova marca negativa.

 

Náutico, rebaixado em 2013, e Paraná, com a queda em 2018, aparecem na segunda posição do ranking de rebaixamentos antecipados. Eles foram confirmados na Série B das temporadas seguintes restando seis jogos para o fim. Com cinco rodadas de antecedência aparece o Avaí, de 2019, enquanto que com quatro estão o Botafogo, de 2020, e o Atlético-GO, de 2012. 

 

A Chapecoense é a lanterna, com 15 pontos, e ainda tem mais sete jogos até o fim da Série A. O próximo compromisso é no domingo, às 19h (de Brasília), contra o Juventude, na Arena Condá.

Fonte: Eduardo Florão e Guto Marchiori / Globo Esporte SC
Justen Celulares