Rui Car
02/03/2021 09h44 - Atualizado em 02/03/2021 09h54

Concórdia anuncia a contratação do goleiro taioense Neto Volpi para sequência do estadual

Jogador de 28 anos retorna ao Brasil após passagens pelo Japão e Colômbia

Assistência Familiar Alto Vale
Neto Volpi agora é do Concórdia (Foto: Ricardo Artifon/CAC)

Neto Volpi agora é do Concórdia (Foto: Ricardo Artifon/CAC)

Delta Ativa

Concórdia anunciou na tarde desta segunda-feira (1°) a contratação do goleiro Neto Volpi, de 28 anos. O jogador já teve o nome publicado no BID da CBF e está à disposição do técnico Emerson Cris para o jogo contra o Brusque, na próxima quarta-feira, pela terceira rodada do estadual.

 

Neto Volpi retorna ao Brasil após atuar passagens por Shimizu S-Pulse, do Japão, Deportivo Pasto e América de Cali, da Colômbia, nas últimas três temporadas. Ele também defendeu Tubarão, Inter de Lages, e Figueirense, em Santa Catarina, e o Santo André, de São Paulo.

 

– Estou feliz com a oportunidade e por estar de volta ao Brasil, jogar em Santa Catarina é sempre um prazer para mim, minha família é daqui e me sinto em casa, o Campeonato Catarinense é sempre muito disputado, o nível das equipes é alto e deixa a competição ainda melhor, sempre tendo bons jogos. Chego para buscar o meu espaço e ajudar o Concórdia da melhor forma possível, em poucos dias já vejo o grupo com condições de se fortalecer e conseguir uma recuperação nas próximas rodadas em busca dos objetivos – disse o goleiro.

 

Lanterna do estadual, o Concórdia ainda não somou pontos e nem balançou as redes diante de Chapecoense e Figueirense. O próximo jogo é na quarta-feira, às 19h (de Brasília), contra o Brusque, no Domingos Machado de Lima, no Oeste do estado.

 

Histórico do atleta

 

Natural de Rio do Campo, Neto hoje  reside em Florianópolis. Aos seis anos de idade, se mudou para Taió, onde iniciou sua carreira como atleta. Filho de Alfonso Volpi e Maria Raimunda Oliveira Gomes, Neto cita que parte de sua família ainda está em solo riocampense “Minha avó e parte da minha família mora ainda em Rio do Campo, todos os anos eu sempre passo pela cidade para visitar”.

 

O goleiro carrega como sua melhor lembrança os campeonatos locais que disputou ainda na infância “As melhores lembranças são de quando eu jogava os campeonatos na região Vale Oeste, que sempre estava perto dos meus amigos e família”. Quando adolescente, disputou várias partidas defendendo as cores do União, de Taió, quando a Prefeitura mantinha uma parceria com o clube, revelando diversos atletas para a região do Alto Vale e o estado catarinense.

 

Como na grande maioria dos brasileiros, o interesse pelo futebol veio já na infância. O Flamengo é o time de coração de Volpi. A influência pela preferência ao clube carioca veio de seu pai, Alfonso, que também era goleiro e incentivou o filho a participar de competições desde cedo.

 

“Desde cedo sempre joguei futebol, meu pai foi meu maior incentivador. Comecei a disputar campeonatos no futsal com 11 anos. Fui jogar no gol pelo meu pai que sempre foi goleiro, ouvia muitas histórias dele da época que ele jogava e me interessei,” comenta Neto Volpi.

 

Os primeiros contatos de Volpi com o esporte foram através do futsal, mas foi logo onde o goleiro mais deseja que as portas se abriram para o profissional “Sempre joguei futsal, mas queria estar no campo, então teve um convite para ir até Guabiruba fazer uma avaliação para ingressar nas categorias de base do Brusque, onde fiquei um ano e depois recebi o convite para ir ao Figueirense”.

 

Neto lembra também o nome do treinador Kardeke Ramos, onde teve contato na disputa de vários torneios realizados em Rio do Campo e que foi o responsável por levar o goleiro para a avaliação das divisões de base em Brusque.

 

Em dezembro de 2020, Neto concluiu sua participação no Japão, totalizando seis clubes no seu currículo profissional. Após o Figueirense, foi a vez de Santo André, Inter de Lages, Tubarão, além dos clubes colombianos Deportivo Pasto e América de Cali e o japonês Shimizu S-Pulse.

 

De toda a caminhada de Neto, dois clubes marcaram a vida do goleiro. “Os clubes que marcaram bastante minha trajetória foram o Figueirense, onde fiz minha base até o profissional, e o América de Cáli, onde consegui o título nacional, escolhido o melhor goleiro do campeonato”, destaca.

 

A história de Volpi prova que é possível realizar o sonho de chegar ao futebol profissional. Trabalhar arduamente e superar os desafios foram tarefas diárias para o goleiro “Dificuldades passei por estar longe da minha família, mas sempre com o objetivo de estar atuando e mostrando meu trabalho”.

 

Para os jovens, o goleiro aconselha a “seguir sempre seus sonhos, nunca desistir, aprender a resistir tudo que envolve chegar a ser profissional”.

 

Neto agora assume este novo desafio junto ao elenco do Concórdia.


FONTE: GLOBO ESPORTE SC / JORNAL A TRIBUNA DO VALE / RÁDIO EDUCADORA 90,3 FM

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares