Rui Car
27/04/2022 15h52

Contra adversário em crise, Criciúma busca vitória longe de casa

Invicto na Série B, time de Tencati encara o Guarani, que ainda não venceu

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Delta Ativa

Um começou a Série B do Campeonato Brasileiro invicto e jogando com casa cheia. O outro ainda não venceu e agora vê o técnico à perigo. Esse é o contexto de Criciúma e Guarani, que se cruzam nesta quarta-feira (27), em Campinas (SP). O Tigre, com um jogo a menos, soma 4 pontos, enquanto o Bugre segura a lanterna da competição. Em momentos opostos, catarinenses e paulistas medem forças a partir das 21 horas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.

 

Este também será o primeiro desafio do Criciúma longe de casa dentro da Série B. Na vitória sobre o Londrina, por 1 a 0, e no empate por um gol com o Sport, o time de Cláudio Tencati jogou no Heriberto Hülse, que recebeu bons públicos para as duas partidas. Do outro lado, o treinador carvoeiro sabe que terá pela frente um adversário pressionado e que somou o seu único ponto na B jogando em casa, prometendo dificultar a vida carvoeira.

 

Confira as novidades dos dois times:

 

Criciúma

 

Como é de hábito, Cláudio Tencati não abriu o jogo sobre a escalação do time. Questionado em entrevista coletiva sobre possíveis alterações, o treinador foi evasivo: “Algumas mudanças podem ocorrer, ou não“, afirmou. Apesar disso, ele deixou tudo em aberto e admitiu testar algumas possibilidades de formação, especialmente pela sequência de jogos – após o compromisso em Campinas, o Tigre volta a jogar no domingo, dia 1, contra o Grêmio Novorizontino.

 

Uma coisa é certa: Tencati deve manter o time com um atacante mais móvel, no caso, Thiago Alagoano. Centroavantes do plantel, Tiago Marques, voltando de lesão, ainda não está disponível, enquanto Lohan deve iniciar no banco de reservas. Já Caio Dantas, último contratado, ainda não está apto para estrear.

 

Caso opte por repetir a escalação das partidas contra Londrina e Sport Recife, Tencati mandará o Criciúma a campo com Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Zé Marcos e Marcelo Hermes; Léo Costa, Arilson, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Rafael Bilu e Thiago Alagoano.

 

Guarani

 

Enquanto Tencati vive bom momento pelo Criciúma e é respaldado pela diretoria, o mesmo não pode ser dito de Daniel Paulista, que estará na casamata ao lado na partida desta quarta-feira. Prestes a completar um ano no comando do Bugre, ele não vê seu time vencer há cinco jogos e começa a ser questionado internamente. O time campineiro, inclusive, segura a lanterna da Série B com apenas 1 ponto.

 

Para encarar o Tigre e superar a má fase, Daniel Paulista terá desfalques na defesa e no setor de criação. No setor defensivo, o lateral-esquerdo Matheus Pereira não joga, a exemplo do meia Giovanni Augusto, ex-Criciúma. Ambos estão suspensos por três cartões amarelos. Eliel e Marcinho devem entrar no time.

 

Outra novidade deve ser o zagueiro Ronaldo Alves, outro com passagem pelo Tigre. Recuperado de lesão, ele deve formar dupla de zaga com João Victor. A provável escalação do Bugre tem: Maurício Kozlinski; Diogo Mateus, João Victor, Ronaldo Alves e Eliel; Leandro Vilela, Rodrigo Andrade e Marcinho; Júlio César, Bruno José e Lucão do Break.

 

Arbitragem

 

A arbitragem de Guarani e Criciúma vem da Bahia: Emerson Ricardo de Almeida Andrade apita, com o auxílio de Jucimar dos Santos Dias e Luanderson Lima dos Santos. Os responsáveis pelo vídeo serão os mineiros Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira, como árbitro de vídeo, e Felipe Alan Costa de Oliveira, como auxiliar.

 

Retrospecto

 

O Criciúma não costuma se dar bem quando enfrenta o Guarani, que leva vantagem no confronto direto: 11 vitórias bugrinas, seis empates e nove triunfos carvoeiros. Em jogos com mando do time campineiro, a desvantagem é ainda maior: 11 jogos, nove vitórias do time paulista, um empate e apenas uma vitória do Tigre.

 

No último encontro entre os dois times em Campinas, nova vitória do Bugre: 1 a 0, em setembro de 2019. O Tigre treinado por Waguinho Dias jogou com Luiz; Carlos Eduardo, Sandro, Derlan e Marlon; Jean Mangabeira, Foguinho e Wesley; Andrew, Pedro Bortoluzo e Vinícius. Léo Gamalho e Reinaldo entraram no decorrer da partida, mas não evitaram a derrota após o gol de Luiz Gustavo, aos 31 minutos da etapa final. Aquele foi o último jogo de Waguinho Dias pelo Criciúma, sendo demitido dias depois após cinco partidas na casamata carvoeira.

 

Transmissão

 

A partida entre Guarani e Criciúma terá transmissão ao vivo do Portal Engeplus através da Jornada Esportiva Tabelando. Mateus Mastella comanda a transmissão a partir das 19h30 no Facebook e Youtube.

 

Fonte: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Anderle Telhas e Acessórios