Rui Car
12/08/2022 11h27

Copa do Mundo de 2022 tem nova data para começar; confira

Mudança foi concretizada após decisão unânime tomada nesta quinta-feira (11) pelo Bureau do Conselho da FIFA

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

É oficial! A Copa do Mundo de 2022 tem uma nova data para começar. Será no dia 20 de novembro, um domingo, com a partida entre Catar, o país-sede, e Equador. O duelo acontece às 19h no horário local, 13h (horário de Brasília) no estádio Al Bayt.

 

Estádio Al Bayt, com capacidade para 60 mil espectadores, será o palco da estreia – Foto: Qatar’s Supreme Committee for Delivery & Legacy

Estádio Al Bayt, com capacidade para 60 mil espectadores, será o palco da estreia (Arte: Qatar’s Supreme Committee for Delivery & Legacy)

 

Anteriormente o torneio estava marcado para iniciar no dia 21. Imediatamente antes da partida, será realizada a cerimônia de abertura do Mundial. Com a mudança, agora faltam 101 dias para o início do Mundial.

 

A decisão foi tomada após decisão unânime tomada nesta quinta-feira (11) pelo Bureau do Conselho da FIFA. O órgão é formado pelos presidentes das seis confederações continentais e mais o próprio presidente da entidade, Gianni Infantino.

 

Com isso, a competição passará a ter 29 dias ao invés de 28. Anteriormente, o confronto que abriria o Mundial seria entre Holanda e Senegal no dia 21 de novembro às 7h (horário de Brasília).

 

Logo após aconteceria a partida entre Inglaterra e Irã, às 10h. E só então, antes dos terceiro jogo do dia, que seria entre Catar e Equador, é que seria realizada a cerimônia de abertura.

 

De acordo com a FIFA, a mudança assegura a “continuidade de uma longa tradição” de marcar o início do Mundial com a cerimônia de abertura acompanhada da partida do país-sede do evento ou o atual campeão.

 

 

A decisão seguiu a uma avaliação da competição e das implicações operacionais, bem como a um processo de consulta exaustivo e a um acordo com as principais partes interessadas e o país anfitrião”, declarou a entidade máxima do futebol mundial.

 

Com essa mudança, a partida entre Senegal e Holanda foi remarcada das 7h para às 13h (horário de Brasília), na segunda-feira, dia 21 de novembro.

 

A FIFA ainda ressalta que as pessoas que já compraram ingressos serão notificadas por e-mail, com as novas datas e horários das partidas. “Seus bilhetes permanecerão válidos, independentemente da nova data/hora”, ressalta.

 

Estreia do Brasil na Copa

 

A alteração não muda a estreia do Brasil, que enfrentará a Sérvia, no dia 24 de novembro.

 

A final da Copa do Mundo está marcada para acontecer no dia 18 de dezembro, no Lusail Stadium, que tem capacidade para 80 mil torcedores.

 

Vale ressaltar que a mudança não gera nenhum impacto nas datas de liberação dos jogadores de seus clubes para as seleções.

 

As principais ligas do planeta (incluindo o Campeonato Brasileiro) terão rodadas no dia 13 de novembro, um domingo. No dia seguinte os atletas precisam se apresentar às suas seleções para disputar a Copa.

 
Fonte: Ian Sell / ND+
Anderle Telhas e Acessórios