Rui Car
17/04/2023 10h54 - Atualizado em 17/04/2023 10h55

Criciúma abre o placar com 38 segundos e arranca com vitória na Série B

Tigre se impôs diante do seu adversário, confirmou a boa fase e foi o único de Santa Catarina a estrear com o pé direito na competição

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Delta Ativa

O Criciúma confirmou os prognósticos e mostrou sua intenção nesta Série B: ficar entre os quatro. Com uma atuação segura, o time de Claudio Tencati fez 2 a 0 no Tombense e foi o único catarinense a vencer na estreia da competição.

 

História

 

O Criciúma é um dos favoritos ao acesso à Série A, em 2024. Essa afirmação, por si só, explica toda atmosfera criada antes da estreia da equipe na Série B 2023.

 

Sem mencionar o fato de que, há uma semana, o Tigre vivia a energia de se sagrar campeão pela 11ª vez em Santa Catarina, após duas vitórias diante do Brusque.

 

O adversário, ainda que sem a tradição do Carvoeiro, sempre impôs muito respeito por ter se tornado um clube afirmado na Série B e, ainda, recheado de jogadores experientes e rodados como Felipe Garcia, Roger Carvalho, Bruno Silva – aquele -, Fernandão, entre outros.

 

O jogo

 

Com bola rolando o time de Claudio Tencati demorou menos de um minuto para mostrar suas credenciais: bola enfiada para o ítalo-brasileiro Éder que ganhou na velocidade e bateu por baixo do goleiro Felipe Garcia. 1 a 0 e explosão no barulhento Heriberto Hülse.

 

Com um gol tão rápido, o time de Claudio Tencati se deu ao luxo de cadenciar o jogo. Não sem deixar de atacar: dois minutos depois jogada pelo lado esquerdo com Marquinhos Gabriel que rolou para Fellipe Mateus bater de primeira e exigir grande defesa do goleiro tombense.

 

Aos poucos o time foi tirando o pé do acelerador. O sol, antes não prometido, apareceu com força e exigiu até parada técnica por parte da arbitragem.

 

Segundo tempo

 

A segunda etapa trouxe um Criciúma mais dono do jogo. Com a proposta de entregar a bola para o seu adversário, o time de Claudio Tencati viu o adversário trocar passes sem objetividade.

 

A cada roubada de bola o Tigre investia com muita velocidade no campo de ataque. Outro ponto que chamou a atenção no time carvoeiro é a presença muito concisa da equipe, sempre com suas linhas muito próximas.

 

O segundo gol não tardou. Marquinhos Gabriel – mais uma vez – fez jogada pela direita, chegou na linha de fundo e achou passe para Fellipe Mateus tocar de primeira: 2 a 0 e mais uma explosão no estádio Heriberto Hülse.

 

Daí para frente foi só questão de administrar e curtir a festa dos tricolores carvoeiros em uma manhã ensolarada, em Criciúma.

 

Próxima parada

 

O Criciúma volta ao campeonato brasileiro na próxima sexta-feira (21), diante da Ponte Preta, em Campinas (SP), às 21h30.

 

O Tombense joga um dia depois, às 11h, diante do Ituano-SP. O duelo acontece em Muriaé (MG), onde o time de Tombos manda seus jogos.

 

FICHA TÉCNICA

 

Criciúma: Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Wallisson Maia (Rayan) e Hermes; Arílson (Léo Costa), Rômulo (Crystopher), Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Fabinho (João Carlos) e Éder (Lohan). Técnico: Claudio Tencati.

 

Tombense: Felipe Garcia; Kevin, Wesley, Roger e Guilherme Santos (Luiz Fernando); João Pedro (Pedro), Bruno Silva e Matheus Frizzo (Egídio); Jaderson (Alex Sandro), Fernandão e Marcelinho (Keké). Técnico: Marcelo Chamusca.

 

Gols: Éder (1/1T); Fellipe Mateus (23/2T)

 

Cartões amarelos: Cristovam, Hermes, Rômulo (CRI); Kevin, Wesley, Egídio, Bruno Silva, Marcelinho (TOM)

 

Arbitragem: Denis da Silva Riberito Serafim (AL); auxiliado por Brigida Ferreira Cirilo (FIFA/AL) e Ruan Luiz de Barros Silva (AL). O VAR está aos cuidados de Adriano de Assis Miranda (SP)

 

Local: estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC). Data: 16/04.

 

Público: 13.871 pessoas para uma renda de R$ 260.720,00

 

Fonte: Diogo de Souza / ND+
Justen Celulares