O Criciúma segue voando na temporada 2023. O Tigre bateu a Ponte Preta, fora de casa por 2 a 1, na noite desta sexta-feira (21) e emendou a segunda vitória em dois jogos na Série B do Campeonato Brasileiro.
Os gols saíram todos no primeiro tempo. Marcelo Hermes abriu o placar, Matheus Jesus deixou tudo igual e Fellipe Mateus, com assistência de Marquinhos Gabriel, fez o gol da vitória.
Com o resultado, a equipe catarinense chega ao seis pontos na tabela. Já os paulistas seguem zerados.
Vale ressaltar que a partida foi disputada de portões fechados, uma vez que a Ponte Preta cumpre punição por uma briga de torcidas ainda na Série B de 2022.
O jogo
Embalado pelo título catarinense e a vitória na estreia da Segundona, o Criciúma foi melhor no primeiro tempo, teve mais a posse de bola e criou as principais chances de gol da partida.
Logo aos 11 minutos, Marquinhos Gabriel recebeu pela ponta direita e cruzou na medida para Marcelo Hermes cabecear firme no canto do goleiro para abrir o placar.

Marcelo Hermes estufa as redes da Ponte Preta (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)
A vantagem no entanto, durou apenas um minuto. Após cobrança de escanteio, Jeferson Jeh cabeceou, Gustavo deu rebote e Matheus Jesus, no rebote, deixou tudo igual.
Apesar do empate relâmpago, o Tigre não se abalou e seguiu na sua proposta de jogo: passes curtos, aproximação e tentativas de bolas em profundidade nas costas da defesa.
E a estratégia deu resultado aos 31′. Marquinhos Gabriel (de novo ele), achou lindo passe para Fellipe Mateus dentro da área, o camisa 7 girou e bateu forte de perna direita para por a equipe catarinense novamente na frente.

Jogadores do Criciúma comemoram o gol de Fellipe Mateus (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)
Foi a quarta assistência de Marquinhos Gabriel em apenas dois jogos do Criciúma nesta Série B.
Segundo tempo
A Macaca veio para cima na segunda etapa e quase conseguiu o empate logo aos 12 minutos. Júnior Tavares cruzou e Jeh desviou de cabeça para a bola explodir no travessão.
Ainda que não conseguisse criar grandes chances, a equipe paulista seguiu tendo mais a bola e tentava pressionar especialmente pelo alto, em lances de bola parada.
Claudio Tencati respondeu à pressão rival com as entradas e Léo Costa, Crystopher e João Carlos.

Criciúma tomou alguns sustos no segundo tempo, mas conseguiu sair com a vitória (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)
Na base do abafa, já na reta final, a Ponte chegou duas vezes perto do empate. Primeiro com Artur, desviando cruzamento para grande defesa de Gustavo.
E depois com Matheus Jesus, após novo cruzamento, parando novamente em noite inspirado do arqueiro do Tigre.
Próxima parada
O Tigre volta a campo na sexta-feira (28), quando recebe o Avaí no estádio Heriberto Hülse. No dia seguinte, a Ponte Preta visita a Chapecoense na Arena Condá.
FICHA TÉCNICA:
Ponte Preta 1×2 Criciúma – 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
PONTE PRETA: Caíque França; Maílton (Feliphinho), Edson, Artur e Júnior Tavares (Jean Carlos); Matheus Jesus, Luiz Felipe, Felipe Amaral (Samuel Andrade) e Elvis; Jeferson Jeh (Eliel) e Pablo Dyego (Gui Pira). Técnico: Felipe Moreira
CRICIÚMA: Gustavo; Cristovam, Walisson Maia, Rodrigo e Marcelo Hermes; Rômulo (Léo Costa), Arilson, Fellipe Mateus (Hélder) e Marquinhos Gabriel (Crystopher); Eder (Lohan) e Fabinho (João Carlos). Técnico: Claudio Tencati
Gols: Marcelo Hermes (CRI/11’1T), Matheus Jesus (PON/12’1T), Fellipe Mateus (CRI/31’1T)
Cartões amarelos: Jeferson Jeh (PON), Matheus Jesus (PON); Fabinho (CRI), Cristovam (CRI)
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)