Rui Car
30/03/2023 09h52

Criciúma confirma vaga e volta à final do Estadual dez anos depois

Tigre até levou um susto, mas usou o regulamento e carimbou sua vaga à final do Catarinense

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Delta Ativa

O Criciúma até subestimou seu adversário, mas conseguiu a classificação à final do Campeonato Catarinense, dez anos depois da sua última aparição. O time de Claudio Tencati perdeu por 2 a 1 e, como tinha feito 2 a 0 na partida de ida, carimbou o acesso à final Estadual.

 

O Tigre vai encarar o Brusque na grande final e começa decidindo dentro da sua casa já que teve campanha inferior que o invicto representante do Vale do Itajaí.

 

O jogo

 

Sentado em uma vantagem de 2 a 0 construída dentro do seu estádio, o Criciúma entrou em campo influenciado por tamanha comodidade. Além de uma postura incompatível com uma semifinal de campeonato, o Tigre forçou na cera técnica.

 

Essa combinação, no fim das contas, resultou em gol do Hercílio Luz. André aproveitou uma bola furada pelo atacante Leozinho e mandou para o fundo da rede do goleiro Gustavo.

 

O time da casa seguiu em cima do seu adversário. Ao final da primeira etapa o placar das finalizações apontava 5 a 0 para o Hercílio Luz de um Criciúma que foi para o intervalo nas cordas.

 

Entre os destaques do time de Raul Cabral o atacante Leozinho, muito arisco e ligado no jogo, além do meia André que foi o autor do primeiro gol.

 

Pelo lado do Criciúma um bicho extra deve ser providenciado para o goleiro Gustavo que conseguiu salvar, pelo menos, duas grandes chances do Carvoeiro.

 

Resultado igualado

 

É difícil falar em justiça no futebol mas foi o mais próximo disso, o que aconteceu na segunda etapa entre Hercílio Luz e Criciúma. Depois de um primeiro tempo de imposição e desperdício, o time da casa voltou para a segunda etapa ciente de que poderia ter feito mais.

 

O segundo tempo chegou e, quis o time de Raul Cabral com o aval dos deuses do futebol, que o time chegasse ao seu segundo gol. Jogada pelo lado direito onde a bola sobrou para Leozinho.

 

Ele driblo o zagueiro Rayan e foi derrubado dentro da área. Pênalti. Anderson Ligeiro, depois de quase cinco minutos de checagem, foi para bola e mandou para o fundo da rede de Gustavo. Tudo igual no confronto entre Hercílio Luz e Criciúma.

 

Criciúma experiente

 

Apesar de uma atuação abaixo da crítica, o time de Claudio Tencati é inegavelmente experiente. Foi com base nessa característica que o time chegou ao gol.

 

Sem força para atacar, o gol chegou em jogada ensaiada após cobrança de falta. Cruzamento na área e a bola foi desviada na primeira trave para a finalização de Fabinho, na segunda trave, mandar para o fundo do gol.

 

Festa dos presentes no estádio Anibal Costa, em Tubarão e alívio entre os carvoeiros.

 

O gol caiu com grande peso no time da casa que, apesar da superioridade na partida, viu seu preparo físico esgotar depois de 70% da partida de grande intensidade.

 

Fim de partida e volta do Criciúma a uma final de Catarinense dez anos depois da última vez.

 

Próxima parada

 

A primeira partida já está marcada para este sábado (1º), a partir das 16h30. O duelo está agendado para o estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, onde o time da casa recebe o Brusque, de melhor campanha.

 

A partida de volta acontece no sábado seguinte, em mesmo horário, dessa vez no estádio Augusto Bauer.

 

FICHA TÉCNICA

 

Hercílio Luz: Fernando Castro; Cleiton, Wallace, Rafael Lima e Kaike; Igor Silva (Davi Lopes), Jonathan Cabeça (Italo) e André (Renan Bressan); Leozinho (Raynan), Anderson Ligeiro e Giovani (Willian Rocha). Técnico: Raul Cabral.

 

Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Rayan (Wallisson Maia) e Hélder; Rômulo (Marcinho), Crystopher (Léo Costa), Fellipe Mateus e Marcelo Hermes; Lohan (João Carlos) e Fabinho (Thiago Mina). Técnico: Claudio Tencati.

 

Gols: André (5/1T), Anderson Ligeiro (13/2T); Fabinho (28/2T)

 

Cartões amarelos: Wallace, Igor Silva (HER); Lohan, Marcinho (CRI)

 

Arbitragem: William Machado Steffen; auxiliado por Eder Alexandre e Henrique Neu Ribeiro.

 

Local: estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão (SC). Data: 29/03/2023.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares