Rui Car
09/11/2022 16h20 - Atualizado em 09/11/2022 16h21

Criciúma corre o risco de perder a vaga na Copa do Brasil 2023

Buscando vaga pelo ranking nacional de clubes, o Tigre precisa que o São Paulo termine no G9

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Arquivo / Criciúma EC

Foto: Arquivo / Criciúma EC

Delta Ativa

O Criciúma pode terminar a penúltima rodada da Série A do Brasileirão fora da zona de classificação para a Copa do Brasil 2023. O Tigre atualmente está posicionado na última vaga pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC), e os resultados do Botafogo irão definir se a última vaga continua com o Tigre ou fica com o Guarani.

 

Outras combinações são possíveis, embora muito improváveis, então vou me ater ao trabalho realizado pelo assessor esportivo Adethson Leite, que atualiza diariamente o RNC.

 

O Criciúma hoje está empatado no ranking nacional com o Guarani, ambos com 4.128 pontos, e no critério de desempate (pontos da federação que o clube está filiado), o time campineiro leva a vaga.

 

Ocorre que o São Paulo está no G9 da Série A, e isso lhe garante vaga direta para a Copa do Brasil por estar na zona de Libertadores. Se o Tricolor perder essa posição para o Botafogo na tabela da Série A, o time paulista entra na vaga pelo campeonato estadual e o Guarani deixa essa vaga e vai para o Ranking Nacional de Clubes, tirando o lugar do Tigre.

 

O Botafogo tem 6 pontos para disputar (Santos e Atlético Paranaense) e se somar quatro ele supera o São Paulo.

 

Ainda é possível, mas ficou muito mais difícil para o Tigre estar na Copa do Brasil do ano que vem.

 
Fonte: Renato Semensati / ND+
Justen Celulares