Rui Car
20/07/2022 14h33

Em jogo marcado por longo “apagão”, Avaí perde para o Ceará

Jogo começou em um dia e terminou em outro, depois que um apagão atrasou a partida em mais de 45 minutos

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: LC Moreira / Estadão Conteúdo

Foto: LC Moreira / Estadão Conteúdo

Delta Ativa

Avaí visitou o Ceará, na noite desta terça-feira (19), na abertura da 18ª rodada da Série A. Apesar de um melhor futebol que o time da casa, o Leão da Ilha foi derrotado por 1 a 0, em lindo gol do meia Vina.

 

Ceará e Avaí, no entanto, começaram o jogo com mais de 45 minutos de atraso, depois que a empresa gestora da Arena Castelão, sem explicar o porquê, diagnosticou interrupção no fornecimento de energia.

 

Se do lado de fora do campo, a expectativa está ao redor da contratação de Paolo Guerrero, dentro de campo, o Avaí quer consolidar a campanha no meio da tabela para sonhar mais alto nesta Série A.

 

O jogo

 

A longa interrupção na energia parece ter influenciado no desempenho dos jogadores. As tentativas foram criadas, mas o excesso número de erros refletiu em números quase inacreditáveis, sobretudo, de passes errados.

 

O cronômetro marcava 30 minutos quando o “placar” disparava em 46 passes errados entre as equies (25 do Ceará e 21 do Avaí).

 

Com a bola rolando o Avaí, em chances, foi melhor que a equipe da casa. Ligado em erros intermináveis do sistema defensivo do Vozão, o time de Eduardo Barroca foi muito perspicaz ao roubar essas bolas.

 

O problema ficou na definição das jogadas. Foram, pelo menos, duas boas oportunidades onde os jogadores do Leão da Ilha erraram no último toque. O primeiro as 18′ quando Pottker, em jogada pela direita, rolou para o volante Eduardo, na segunda trave, livre e sem goleiro, furar em bola.

 

Em outra oportunidade, já nos 32′, foi a vez de Bissoli receber de Pottker, na meia-lua da grande área, e ser travado na hora da finalização que parecia letal.

 

O time da casa, mesmo em má performance, saiu na frente: Lucas Ventura cometeu falta feia a menos de 30 centímetros da risca da grande área, aos 46′.

 

Um minuto depois o lateral Bruno Pacheco rolou para Vina, de pé direito, mandar um lindo chute no ângulo esquerdo de Vladimir, para a explosão dos mais de 35 mil presentes na Arena Castelão.

 

Segunda etapa

 

A segunda etapa foi fortemente influenciada pelo gol de Vina, no primeiro tempo. Com um contra-ataque fulminente, o Ceará conseguiu abrir a segunda etapa em sua principal virtude.

 

O Avaí, um pouco perdido, mas melhor em campo, partiu para cima do time da casa. Melhor que isso, conseguiu pressionar o adversário e se defender de uma maneira que não chegou a ser ameaçado.

 

Melhor fisicamente

 

Melhor condicionado e com um plantel mais jovem, o Avaí conseguiu apertar o time da casa. Apesar de se expor mais para o duelo, com as mudanças aplicadas pelo técnico Eduardo Barroca, o time de Florianópolis passou a acumular chances.

 

O jogo, apesar do melhor desempenho do Avaí, não teve o panorama alterado. Derrota para o Leão da Ilha.

 

Próxima parada

 

O Ceará encerra sua participação no primeiro turno da Série A do outro lado do Brasil, em Caxias do Sul (RS), contra o Juventude.

 

Já o Leão da Ilha vai para um confronto contra o poderoso Flamengo, no estádio da Ressacada, a partir das 11h.

 

FICHA TÉCNICA

 

Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richard Coelho (Rodrigo Lindoso), Richardson (Fernando Sobral), Lima (Matheus Peixoto), Vina e Mendoza; Zé Roberto (Iury Castilho). Técnico: Marquinhos Santos.

 

Avaí: Vladimir; Kevin, Bressan, Vaz e Natanael; Lucas Ventura (Vitinho), Eduardo (Nathan) e Jean Cléber (Jean Pyerre); Renato (Marcinho), Bissoli (Vinícius Jaú) e Pottker. Técnico: Eduardo Barroca.

 

Gols: Vina (47/1T)

 

Cartões amarelos: Lucas Ventura (AVA)

 

Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira (RN) apita a partida, auxiliado por Jean Marcio dos Santos (RN) e Lorival Candido das Flores (RN); Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA) estará no VAR.

 

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Data: 19/07/2022.

 
Fonte: Diogo de Souza / ND+
Anderle Telhas e Acessórios