Rui Car
26/04/2023 14h46

Governo Federal nomeia Ayrton Senna como Patrono do Esporte Brasileiro

Lei 14.559 foi sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, após aprovação no Senado

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Norio Koike / ASE

Foto: Norio Koike / ASE

Delta Ativa

Último campeão mundial do Brasil na F1, Ayrton Senna agora é Patrono do Esporte Brasileiro. A honraria foi concedida nesta terça-feira (25), sob o texto da Lei 14.559/2023 sancionada pelo vice-presidente e presidente em exercício, Geraldo Alckmin. A proposta, do deputado Filipe Barros (PL-PR), passou pelo Senado Federal no último mês.

 

Morto em atividade no GP de San Marino de 1994, Senna é considerado um dos maiores pilotos da categoria de todos os tempos e é o quinto maior vencedor da história, com 41 triunfos em grandes prêmios.

 

A proposta passou, ainda, pela ministra de Esportes, a ex-jogadora de vôlei e medalista olímpica catarinense Ana Moser.

 

Ayrton Senna foi um ídolo nacional. Durante o auge de sua atuação, ele representava uma das poucas esperanças de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Ele proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória. E, em cada conquista, fazia questão de demonstrar o seu orgulho de ser brasileiro“, declarou o ex-senador catarinense Dario Berger, no texto que passou pelo Senado em março deste ano.

 

Trecho do Diário Oficial com publicação de lei que torna Ayrton Senna Patrono do Esporte Brasileiro — Foto: Reprodução/Governo Federal

Trecho do Diário Oficial com publicação de lei que torna Ayrton Senna Patrono do Esporte Brasileiro (Imagem: Reprodução / Governo Federal)

 

Os três títulos do brasileiro vieram em sua passagem pela McLaren, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Desde então, o país obteve como mais recente conquista um vice-campeonato de pilotos na F1, com Felipe Massa em 2008.

 

Lewis Hamilton recebeu título de cidadão honorário do Brasil antes do GP de São Paulo da F1 2022 — Foto:  EVARISTO SA/AFP via Getty Images

Lewis Hamilton recebeu título de cidadão honorário do Brasil antes do GP de São Paulo da F1 2022 (Foto: Evaristo Sá / AFP via Getty Images)

O último piloto da F1 a receber uma honraria do governo brasileiro havia sido o britânico Lewis Hamilton, fã de Senna.

 

Em novembro passado, o heptacampeão da Mercedes foi nomeado cidadão honorário do Brasil por sua relação com o país, a idolatria a Ayrton e a homenagem que prestou em sua vitória no GP de São Paulo de 2021 – quando carregou a bandeira do país até o pódio.

 

GP do Azerbaijão da F1 2023 - infos e horários — Foto: Infoesporte

 

Fonte: Globo Esporte
Justen Celulares