Rui Car
22/01/2022 11h09

Guia do Catarinense: com baixas na equipe, Próspera vai com raça para não cair

Elenco está sob o comando do novo técnico Emerson Cris e conta com jogadores bem jovens para a competição

Assistência Familiar Alto Vale
Emerson Cris já foi treinador da Chapecoense e desde o final de 2021 está no comando do Próspera (Foto: Sirli Freitas / Chapecoense)

Emerson Cris já foi treinador da Chapecoense e desde o final de 2021 está no comando do Próspera (Foto: Sirli Freitas / Chapecoense)

Delta Ativa

Nome: Esporte Clube Próspera

 

Fundação: 29 de março de 1946 (75 anos)

 

Títulos: Campeonato Catarinense Série B (2020), Campeonato Catarinense Série C (2005 e 2008) e Campeonato Regional LARM (1962 e 1964)

 

Mascote: Mineirinho

 

Resumo: Próspera fez história em 2021. Retornou depois de 14 anos à Série A do Catarinense e entregou a sexta melhor campanha no campeonato. Ainda de acréscimo derrotou o Criciúma, após mais de 33 anos sem levar a melhor contra os conterrâneos. A campanha do Time da Raça em 2021 foi, realmente, para lá de avassaladora. Agora, em 2022, com o início do Catarinense neste domingo (23) e baixas no elenco, como a saída do técnico Paulo Baier, o time promete uma atuação mais amena e com um único foco: não cair da elite do Catarinense.

 

Técnico: Emerson Cris, de 43 anos

 

Elenco:

 

Goleiros: Guilherme Prezzi e Igor Campos;

 

Laterais: Thainan, Carlinhos, Alisson Pará, Foguinho e Nikolas;

 

Zagueiros: Gullithi, Lazio, Matheus Ernandes, Danilo e Vinicius Kuerten;

 

Meio-campo: Lucas Bessa, Galiardo, Beto, Vinicius Seedorf, Eduardo, Camacho, Kendy, Lucas Sebastian, João Pedro (Pedrinho), Diego Bazei e Hiroshi;

 

Atacantes: Alex Bruno, Gabriel Henrique, Ramon de Araujo, Marcelinho e Luciano.

 

Em campo, o Próspera conta com jogadores bem jovens e já vistos como apostas do futebol catarinense. Entre eles, o atacante Ramon, de 21 anos, e o lateral-direito Tainan, de 19 anos, que já vem sendo sondado por equipes do exterior e de São Paulo. Outra novidade no time é o técnico Emerson Cris, ex-treinador da Chapecoense e do Concórdia.

 
expectativa é bem inferior ao ano passado. Em 2021, teve o Roberto, Athos, Paulo Baier como treinador. Este ano é diferente. O Próspera vem com um único e exclusivo objetivo: não ser rebaixado. Não vai ter campo para jogar. Provavelmente, os quatros primeiros mandos de campo ele não vai jogar no seu estádio. A aposta é no Emerson Cris, o treinador que trabalhou na Chapecoense. Mas é um time bem modesto, com muita dificuldade financeira”, revela o comentarista da NDTV, Renato Semensati.
 
 

Quem são os destaques?

 

Além de Ramon e Tainan, o time conta com jogadores experientes e já conhecidos no cenário do futebol de Santa Catarina, como Lucas Bessa, Hiroshi e Galhardo.

 

Lucas Bessa, de 22 anos, por exemplo, já foi base do Criciúma. Era tido como uma grande promessa do Tigre, mas foi negociado com o Internacional e passou pelo Ceará na Série A.

 

Já Hiroshi, de 35 anos, é meio campista e esteve no elenco do Figueirense, campeão estadual de 2014.

 

volante Galhardo, de 36 anos, por sua vez, já  esteve no elenco de acesso do Prospera à Série A do Catarinense e volta este ano para fortalecer a equipe.

 

Foco no Catarinense, mas já de olho na Série C do Brasileirão

 

Para a temporada 2022, o Próspera tem dois grandes desafios: manter-se na elite do Catarinense e competir, pela primeira vez na história, na Série D do Brasileiro e, quem sabe, trazer um título inédito para casa.

 

Mas ainda faltam alguns meses até lá, por isso o foco da equipe neste momento é no Catarinense que inicia ainda esta semana.

 

Serie C já está na mira do Próspera – Foto: Lucas Colombo/Próspera/ Divulgação ND

Serie C já está na mira do Próspera (Foto: Lucas Colombo / Próspera)

O Próspera é o Time da Raça. Esse é o espírito que vamos levar para a competição. Sabemos que vai ser uma das mais difíceis de todos os tempos pelo nível de investimento das equipes. É um campeonato muito equilibrado, então vamos nos entregar de corpo e alma para continuar na Série A”, comenta o técnico Emerson Cris.

 

Ao que tudo indica, o time vai guardar energias para a competição nacional. “Sabemos de todas as dificuldades que vamos enfrentar, mas o principal objetivo do Próspera é manter o calendário da Série D. O clube está crescendo num todo e acredito que uma classificação seria bem-vinda”, declara o técnico.

 

Uniformes do Próspera para a temporada de 2021 - Divulgação/Próspera/ND

 

Estádio

 

Estádio Engenheiro Mário Balsini, em Criciúma, é a casa do Próspera – Foto: Divulgação/Próspera/ND

Estádio Engenheiro Mário Balsini, em Criciúma, é a casa do Próspera (Foto: Divulgação / Próspera)

Nome: Estádio Engenheiro Mário Balsini

Capacidade: 5.000 mil torcedores

 

Tabela de jogos (1ª fase)

 

Camboriú x Próspera – 22/01, às 16h30

Próspera x Hercílio Luz – 26/01, às 16h

Marcílio Dias x Hercílio Luz – 30/01, às 16h

Próspera x Chapecoense – 02/02, às 16h

Avaí x Próspera – 05/02, às 16h30

Próspera x Juventus – 10/02, às 16h

Próspera x Barra – 13/02, às 16h

Brusque x Próspera – 16/02, às 20h

Próspera x Joinville – 20/02, às 16h

Figueirense x Próspera – 26/02, às 16h

Próspera x Concórdia – 06/03, às 16h.

Fonte: Richard Vieira / ND+
Justen Celulares