Rui Car
25/02/2023 09h58

Jogo entre Criciúma e Figueirense pode bater recorde de público no Estadual

Maior público do Campeonato Catarinense 2023 foi no clássico da capital entre Avaí e Figueirense, 13902 torcedores compareceram na Ressacada

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Criciúma EC

Foto: Divulgação / Criciúma EC

Delta Ativa

partida entre Criciúma e Figueirense, neste sábado (25) às 16h30, pode ter o maior público da atual edição do Campeonato Catarinense.

 

O jogo reúne muitos aspectos para acreditar que mais de 13.902 torcedores (público no clássico entre Avaí e Figueirense na 5ª rodada) vão comparecer ao Estádio Heriberto Hülse, no Sul do estado. Vamos ver agora quais são os motivos para essa grande expectativa.

 

Histórico

 

O Figueirense, junto com o Avaí, é o maior vencedor do Campeonato Catarinense, são 18 títulos do Furacão do Estreito. O Criciúma está atrás da dupla da capital e do Joinville em conquistas, até agora foram 10 títulos, o último em 2013.

 

O Tigre e o Figueira já fizeram partidas emocionantes na Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, Copa Santa Catarina, Copa Sul-Minas e também decidiram o Campeonato Catarinense, a decisão mais lembrada foi a de 1994, na ocasião o Figueira venceu as duas partidas e levantou o troféu depois de 20 anos de jejum.

 

Confronto direto

 

O Alvinegro e o Tigre estão colados na tabela de classificação. O Figueirense ocupa a quinta colocação com 11 pontos e com a mesma pontuação, mas, uma posição abaixo está o Criciúma.

 

Momento dos clubes

 

O time do sul do estado considerado o favorito ao título do estadual, vive uma situação complicada no Campeonato Catarinense. Até o momento foram 2 vitórias, 5 empates e 1 derrota nas oito rodadas. O desempenho do tigre gerou muitos protestos da torcida durante os jogos, algo que não se via há muito tempo no Estádio Heriberto Hülse.

 

O Criciúma precisa da vitória para ir mais tranquilo no jogo de quinta-feira (2) contra o Real Ariquemes-RO pela Copa do Brasil. O confronto da semana que vem não vale só a classificação para a próxima fase da competição, mas, também R$ 1.400.000,00 a mais para os cofres do clube.

 

Já o Figueirense é um pouco diferente, o único compromisso do alvinegro nesse começo de 2023 é com o Campeonato Catarinense. A vitória é muito importante para o Figueira se firmar na zona de classificação para as quartas de final e aumentar ainda mais a confiança do elenco que na última rodada derrotou o Barra FC por 4 a 0. Ao todo o Alvinegro venceu 3 vezes no estadual, empatou 2 e perdeu 3.

 

Destaques

 

Do lado do time da casa os dois principais jogadores são os atacantes Fabinho, marcou os três gols da partida contra o Camboriú e é o artilheiro do tigre, e o ítalo-brasileiro Éder, que retornou ao tigre depois de brilhar muito na Europa com as camisas da Inter de Milão-ITA e da Seleção Italiana.

 

No Figueirense é o meia Gustavo França. O jogador entrou no time titular para substituir Léo Arthur que se lesionou no clássico e desde lá se destacou no meio-campo do Figueira. Junto com o atacante Nicolas, é o artilheiro do alvinegro na temporada com 2 gols.

 

Média de público baixa no Estadual

 

Nas oito rodadas do Campeonato Catarinense 2023 a média de público foi 2878, número abaixo do esperado. A rodada em que os torcedores mais compareceram aos estádios de Santa Catarina foi a quinta (3.817), justamente quando teve o maior jogo do estado, o clássico entre Avaí e Figueirense.

 

Torcidas presentes

 

O Criciúma é o clube de Santa Catarina com mais sócios torcedores, atualmente o tigre ostenta aproximadamente 15 mil associados. Apesar do Clássico entre Avaí e Figueirense ser o jogo com mais torcida, no “top 5 de partidas com mais público do Catarinense”, três são do time carvoeiro. 8.856 no confronto contra o Concórdia; 8.979 contra o Marcílio Dias; 10.061 diante do Joinville. O quinto é o jogo de abertura entre Chapecoense e Avaí, 6.025 foram à Arena Condá.

 

O Figueirense tem uma das torcidas que mais são presentes nos jogos decisivos. No ano passado, O Furacão enfrentou o Paysandu pela segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. O público da partida decisiva quebrou o recorde do Scarpelli, mais de 19 mil viram a vitória de virada por 2 a 1 do Figueirense. Sem contar nas 18 vezes que o Figueira conquistou a taça nas decisões do Campeonato Catarinense.

 

Promoção de ingressos

 

O Criciúma começou nas suas redes sociais a campanha #15milepouco, chamando a torcida para quebrar o recorde de público do Campeonato Catarinense. Além disso o tigre anunciou novas regras de meia-entrada para o confronto de sábado (25). Para conferir quem tem direito ao desconto do ingresso acesse o site criciuma.com.br.

 

Fonte: Mateus Alves / ND+
Justen Celulares