Rui Car
07/11/2022 10h27

“Maior Série B de todos os tempos” termina com drama até o último minuto

Com qualidade ou não, competição chegou à sua última rodada cercada de emoção

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Marcos Ribolli

Foto: Marcos Ribolli

Delta Ativa

A “maior Série B de todos os tempos” terminou neste domingo (6). Com emoção até o último minuto, foram conhecidos os quatro clubes que carimbaram acesso à Série A de 2023, bem como os rebaixados à Série C do mesmo ano.

 

A grande expectativa do final de semana em todo o futebol brasileiro se concentrou em um duelo da Série B: Ituano e Vasco, em confronto direto por uma das duas vagas então abertas na elite de 2023.

 

Apesar de ter passado, basicamente, toda a competição entre os quatro primeiros, o Vasco chegou à última rodada sobre o fio da navalha. A ameaça estava necessariamente no seu adversário, o Ituano, confronto no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP).

 

Apesar de toda a tensão – também cientes de que, para o Vasco, um empate era necessário – o time do Rio de Janeiro conquistou uma suada vitória.

 

Com 2 minutos de bola rolando o zagueiro do Ituano Lucas Dias, ao tentar evitar um gol do Vasco, colocou a mão na bola depois do seu goleiro estar batido no lance. O árbitro assinalou a penalidade e ainda expulsou o defensor.

 

Nenê cobrou e fez 1 a 0 para o Vasco que, depois daquele momento, pode respirar em “paz” o restante do jogo. Apesar dessa hipotética tranquilidade o jogo foi cercado de tensão. O mesmo Vasco teve um jogador expulso no começo da segunda etapa, vermelho direto para Andrey Dias.

 

 

Com dez para cada lado o jogo ganhou em nervosismo, espaço e correria já que o campo ficou ‘maior’. Apesar de todas as tentativas de um Ituano mais organizado e mais presente no campo do Cruzmaltino, o jogo terminou com vitória dos cariocas que estão de volta à Primeira Divisão.

 

CRB e Bahia

 

O Bahia, apesar de matematicamente ter chegado na última rodada fora da classificação, precisava de uma combinação drástica para ficar de fora da classificação.

 

O time comandado pelo ex-Avaí, Eduardo Barroca, não deu sorte para o azar ao vencer o CRB, em Alagoas, por 2 a 1. Com o resultado o time não correu nenhum risco maior nessa última partida da Série B.

 

Última vaga na Série C

 

Além de duas vagas na Série A – Cruzeiro, Grêmio haviam garantido -, havia outra vaga em jogo, a do rebaixamento. Náutico, Brusque e Operário, antes da rodada final, já tinham consolidado as respectivas quedas.

 

Foi sob muito nervosismo que Grêmio Novorizontino e CSA duelaram, em seus respectivos compromissos, à luta contra a degola. O time do interior de São Paulo teve missão menos encardida.

 

Visitou o rebaixado Operário, em Ponta Grossa (PR) e aplicou 3 a 0. Já o time de Alagoas tinha uma missão um pouco mais complicada. Foi até o estádio Mineirão para encarar o campeão Cruzeiro que, apesar de estar ‘em férias’ há cerca de um mês, jogou com muita energia e venceu por 3 a 2 em jogo marcado pela entrega da taça.

 

Vagas da Série B

 

Classificados à Série A: Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco.

 

Rebaixados à Série C: Náutico, Brusque, Operário e CSA.

 

Resultados da 38ª rodada

 

03/11 – Grêmio 3 a 0 Náutico – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

04/11 – Náutico 0 a 1 Ponte Preta – Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)

05/11 – Criciúma 2 a 0 Tombense – Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)

05/11 – Sampaio Corrêa 2 a 1 Londrina – Castelão, em São Luís (MA)

06/11 – Guarani 1 a 0 Chapecoense – Brinco de Ouro, em Campinas (SP)

06/11 – CRB 1 a 2 Bahia – Rei Pelé, em Maceió (AL)

06/11 – Operário 0 a 3 Novorizontino – Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)

06/11 – Cruzeiro 3 a 2 CSA – estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

06/11 – Ituano 0 a 1 Vasco – Novelli Júnior, em Itu (SP)

06/11 – Vila Nova 0 a 0 Sport – Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO)

 

>>> Confira a classificação da Série B 2022

 

Fonte: Diogo de Souza / ND+
Justen Celulares