Rui Car
18/03/2023 10h20 - Atualizado em 18/03/2023 10h21

Novo regulamento da Copa do Brasil “ceifa” gigantes do futebol brasileiro

Competição que está em andamento na atual temporada já virou "pesadelo" para clubes de todo o Brasil

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: CBF TV / Divulgação

Foto: CBF TV / Divulgação

Delta Ativa

A Copa do Brasil 2023 ainda engatinha mas é a edição de 2024 que causa maior “pavor” Brasil à fora. Muito maior que a esperança de ganhar a taça e os milhões envolvidos, é o medo de sequer chegar na competição.

 

Foi no final de 2022 que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou uma mudança crucial no sistema de classificação: extinguiu o acesso via RNC (Ranking Nacional de Clubes) e estipulou a qualificação via campeonatos estaduais, em uma manobra descrita como de “agrado” às federações.

 

Santa Catarina, por exemplo, que começou a competição com seis representantes poderá contar com apenas três no próximo ano. Serão destinadas as vagas do campeão e vice do Campeonato Catarinense, além do campeão da Copa SC.

 

No reduto local, por exemplo, tem “gente” grande que tende a ficar e fora da competição prevista para 2024.

 

Essa preocupação aumentou uma vez que, ao final da segunda rodada da Copa do Brasil, nenhum dos seis representantes de Santa Catarina se classificação à terceira etapa da milionária competição.

 

Criciúma e Avaí, por exemplo, duelam nesta etapa quartas de final do Campeonato Catarinense onde um, certamente, ficará de fora.

 

Essa iminente queda vai influenciar diretamente na temporada do ano que vem, bem como no restante de 2023 já que as equipes terão que organizar uma outra maneira de ir ao campeonato. A única “porta”, dessa forma, é a Copa SC, competição organizada pela FCF que é realizada tradicionalmente no segundo semestre.

 

Gigantes de fora Brasil à fora

 

Com o desempenho no estadual crucial para a garantia da disputa da Copa do Brasil, na próxima temporada, alguns grandes clubes já estão de fora desde agora.

 

Ao menos no que diz respeito a classificação via estadual. Santos, em São Paulo e Botafogo, no Rio de Janeiro, são dois exemplos. Como estão na primeira divisão do futebol brasileiro, ainda têm oportunidades via classificação da Série A.

 

Para ir ao torneio de maior valor envolvido no Brasil terão que ser campeões da Série A ou, no mínimo, garantir uma vaga na Copa Libertadores da América.

 

O Vitória, tradicional clube da Bahia, é outro que vive essa situação já que foi eliminado na primeira fase do estadual e, atualmente, está na Série B do Campeonato Brasileiro.

 

Para os baianos entrarem na edição de 2024, só o título da Copa do Brasil será possível.

 

“Drama” no principal centro de futebol no País

 

FPF (Federação Paulista de Futebol) classifica os cinco melhores times do Campeonato Paulista para a competição do próximo ano e, neste momento, Corinthians, São Paulo e Santos estariam fora do torneio mata-mata.

 

Apesar disso, os gigantes de São Paulo ainda possuem alternativas de classificação para a Copa do Brasil de 2024, competição que quase R$ 100 milhões ao vencedor.

 

A primeira alternativa para os rivais é conquistar o título da competição nesta temporada, já que a equipe campeã se garante na edição seguinte de forma automática.

 

Outra opção é as equipes se classificarem para a Libertadores de 2024 por meio do Campeonato Brasileiro.

 

De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, os times que disputam o maior torneio continental da América do Sul entram direto na terceira fase do torneio. Uma última opção é garantir sua vaga conquistando a Libertadores (Corinthians) ou a Sul-Americana (São Paulo, Santos e Corinthians, se eliminado na fase de grupos da Libertadores deste ano).

 

A mudança

 

Método de classificação para a Copa do Brasil mudou em dezembro de 2022. A competição passará a contar com 92 participantes a partir do próximo ano e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu que 80 vagas serão distribuídas por meio das federações estaduais.

 

As 12 vagas restantes ficarão com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e com as equipes classificadas para a Copa Libertadores.

 

Fonte: Diogo de Souza / ND+
Justen Celulares