A Procuradoria do TJD-SC (Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina) analisa uma suposta escalação de jogadores irregulares por parte do Hercílio Luz durante a disputa da primeira fase do Campeonato Catarinense desta temporada.
Informações apontam que, supostamente, cinco atletas da equipe, que terminou a primeira fase na liderança da competição, teriam atuado sem contrato ativo na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), apenas na FCF (Federação Catarinense de Futebol). Os nomes dos jogadores não foram revelados.
O procurador do TJD-SC, Mário Bertoncini, encaminhou uma consulta à FCF para verificar a situação contratual dos jogadores.
“Recebi a informação de uma pessoa do futebol dando conta de que alguns atletas teriam atuado com o BID (Boletim Informativo Diário) sem condições. Com essas informações peguei as súmulas do jogos, fiz o print da tela do sistema da CBF e pedi esclarecimentos à FCF”, afirmou Bertoncini ao Arena ND+.
“A Federação [Catarinense] está analisando o caso, mas deu informação verbal que está tudo ‘ok’. Vou analisar os documentos até o fim do dia. Se estiver tudo ‘ok’, o processo será arquivado, se houver alguma irregularidade, será apresentada a denúncia”, explica.
Em caso de punição, o Leão do Sul poderia até mesmo perder os pontos conquistados até aqui. O que poderia acarretar no rebaixamento do clube.
O que diz o Hercílio Luz
O Hercílio Luz se pronunciou durante a tarde desta terça-feira (14). Em nota oficial, o clube negou que haja irregularidades nas escalações dos jogadores citados e reforçou que segue com a preparação normal para as partidas das quartas de final do Campeonato Catarinense.
Veja na íntegra:
O Hercílio Luz FC SAF vem esclarecer alguns pontos sobre a repercussão na imprensa esportiva de Santa Catarina de possível irregularidade relativa a atletas de seu elenco no Campeonato Catarinense de 2023:
– O Hercílio Luz formalizou sua migração para SAF em fevereiro 2023, cumprindo todos os requisitos da Legislação, da Federação Catarinense de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol;
– Um destes requisitos é apresentar a relação atualizada de todos os contratos vigentes de atletas profissionais e não-profissionais via sistema GestãoWeb da CBF, relatório gerado no dia 25/01/2023;
– Todos os atletas supostamente irregulares estavam com seus contratos vigentes e ativos com o Hercílio Luz FC até o dia 31/01/2023 nesta relação datada de 25/01/2023;
– Entretanto, por uma falha de sistema, ao efetivar a migração dos contratos do Hercílio Luz FC para Hercílio Luz FC SAF, foram migrados apenas os contratos originários, sem considerar todos os aditivos de prorrogação;
– Importante informar que tal migração é feita pela Federação Catarinense de Futebol e pela Confederação Brasileira de Futebol via sistema, sendo que o Clube não tem qualquer ação a realizar, além de apresentar os documentos necessários para o registro da SAF e a relação de atletas;
– Todos os atletas seguem com contratos ativos e vigentes, devidamente registrados na Federação Catarinense de Futebol e na Confederação Brasileira de Futebol, com comprovante de registro e publicação no BID, sem que haja qualquer irregularidade em sua atuação, inclusive com previsão legal de transferência automática e obrigatória dos contratos vigentes com o Hercílio Luz FC para o Hercílio Luz FC SAF, nos termos do art. 2º, §2º, I da Lei nº 14.193/2021, conhecida como Lei da SAF;
– Por ser tratar de uma legislação nova, com novos procedimentos, o Hercílio Luz FC SAF entende como razoável acontecerem erros deste tipo, entretanto lamenta a utilização deste fato para rediscussão do resultado esportivo;
O Hercílio Luz FC SAF segue com a preparação normal para as partidas das quartas de final do Campeonato Catarinense de 2023 e agradece o apoio da FCF e da CBF para a rápida solução do problema.
Partes interessadas
Com uma possível punição do Hercílio Luz, a tabela de classificação do Campeonato Catarinense mudaria. O Joinville subiria para a oitava posição, se classificando para o mata-mata, e o Camboriú permaneceria na primeira divisão.
O Camboriú afirmou que não irá se posicionar sobre o caso. “A diretoria do clube soube das informações assim como todo mundo, após jornalistas compartilharem a informação”, afirmou o clube.
O JEC seguiu a mesma linha e afirmou que não irá se posicionar por enquanto. “Não existe nada por enquanto. Não há uma denúncia. Existem sim partes interessadas, o Camboriú, o JEC e também o quinto colocado que passaria a ser quarto, mas por enquanto não tem nada”, explica o Tricolor.