Rui Car
22/10/2021 14h29 - Atualizado em 22/10/2021 14h30

Prefeitura não prevê grandes obras para Arena Joinville, diz secretário

A curto prazo, governo municipal não prevê grandes intervenções. Intenção principal é realizar Parceria Público-Privada

Assistência Familiar Alto Vale
Arena Joinville (Foto: Arquivo / A Notícia)

Arena Joinville (Foto: Arquivo / A Notícia)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A Prefeitura de Joinville ainda não sabe o que fazer para recuperar o setor das cadeiras cobertas da Arena. O setor foi interditado em 25 de agosto deste ano após uma análise apontar problemas na estrutura metálica que sustenta a cobertura. Desde a interdição, vários órgãos municipais seguem analisando as possibilidades para definir quais intervenções serão realizadas, mas até o momento nenhuma decisão foi tomada. Em entrevista à CBN Joinville na terça-feira (19), o secretário de esportes do município, André Mattos, disse que ainda não é possível estimar datas de início dos reparos ou ainda liberação do setor coberto.

 

Estamos avançando com os estudos. Em paralelo alguns estudos estruturais pra buscar essa desinterdição do espaço e outros de reparação real da cobertura. Isso leva um tempo ainda […]. Eu não posso dar uma data, a gente depende de alguns processos internos na Prefeitura“, comentou o secretário.

 

O problema na cobertura não é novo. Segundo a prefeitura, desde 2019 a antiga gestão já havia recebido laudos recomendando a interdição do setor. Agora, segundo Mattos, a atual gestão trabalha para uma solução definitiva. Por enquanto, as cadeiras cobertas da Arena seguem sem receber público. Cabines de imprensa e camarotes continuam liberadas normalmente. Questionado se a Sesporte pretende realizar outras obras pontuais no estádio municipal, para evitar que outros setores cheguem a este estágio de obras emergenciais, o secretário destacou que o foco está em estudar os detalhes de como viabilizar uma parceria público-privada (PPP), para que a iniciativa privada assuma o controle do estádio.

 

A curto prazo não tem [previsão de] obras significativas na Arena, o plano é uma parceria público-privada como meta e a gente está focando nesses estudos para tomar esse encaminhamento“, destacou.

 

Apesar de querer entregar a Arena para a iniciativa privada, o governo Adriano Silva (Novo) pode enfrentar dificuldades, já que atualmente – por contrato – o JEC tem a gestão da maior parte dos espaços do complexo do estádio. Em vigência até 2029, o documento dá ao clube a prioridade na realização de eventos e também a comercialização de espaços comerciais e 15 camarotes, o que poderia diminuir o interesse do mercado. O secretário de esportes do município apontou que as análises continuam e a prefeitura segue analisando a viabilidade da PPP para o estádio. Vale destacar que em setembro, o executivo municipal enviou à Câmara de Vereadores de Joinville um projeto de lei com o regramento para as PPPs, que é o primeiro passo para estabelecer esse tipo de acordo no município. 

 

André Mattos também falou sobre a possibilidade de Joinville sediar a etapa regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Segundo ele, desde junho já havia sido feita a oficialização do município junto a Fesporte para receber os jogos, mas apenas nos últimos dias é que o ofício chegou a fundação estadual. Esta etapa dos jogos deve ser realizada em Joinville entre os dias 11 a 15 de novembro. Entre os locais colocados à disposição para as competições, estão a Arena Joinville (futebol feminino), ginásios da Univille e Grêmio Whirlpool, além de uma possibilidade do Centreventos Cau Hansen. Segundo o secretário, ainda falta a confirmação por parte da Fesporte.

 

A gente precisa da Fesporte se posicionar. A gente já teve algumas mudanças durante o percurso, que culminaram até na nossa não participação em alguns eventos e a gente tá aguardando um posicionamento deles“, disse.

 

Abaixo, confira a íntegra da entrevista do secretário de esportes André Mattos à CBN Joinville.

 


Por: Jota Deschamps / CBN Joinville 95,3 FM / NSC Total

Foto: Arquivo / A Notícia

Justen Celulares