Rui Car
23/03/2023 15h07 - Atualizado em 23/03/2023 15h09

Times de Florianópolis ficam fora da final do Catarinense pelo 2º ano seguido

Avaí e Figueirense acumulam novo fracasso e caem precocemente nas quartas de final do Campeonato Catarinense

Assistência Familiar Alto Vale
Avaí e Figueirense fazem 2023 decepcionante (Foto: Fabiano Rateke / Avaí)

Avaí e Figueirense fazem 2023 decepcionante (Foto: Fabiano Rateke / Avaí)

Delta Ativa

A cidade de Florianópolis não terá um representante na final do Campeonato Catarinense pelo segundo ano consecutivo. Avaí e Figueirense deixam o Estadual de 2023 precocemente nas quartas de final.

 

Na terça-feira (23), o Leão da Ilha caiu diante do Criciúma em disputa de pênaltis quase que “interminável” no Heriberto Hülse. No dia seguinte, o Figueirense caiu diante do Hercílio Luz após um 0 a 0, em Tubarão.

 

A eliminação em 2023 ainda traz um peso extra. Não chegar na final do Estadual significa não ter vaga garantida na Copa do Brasil de 2024, a competição que mais bem paga no País. Agora, o que “restou” é tentar o título da Copa Santa Catarina no segundo semestre ou conquistar a Série B do Brasileiro, no caso do Leão.

 

A dupla da Capital “repete” 2022, onde o Avaí parou nas quartas de final e o Alvinegro caiu diante do Camboriú, fora de casa, nas semis.

 

As equipes agora acendem o alerta para o Campeonato Brasileiro. Com elenco enfraquecidos, torcedores se preocupam quanto a possibilidade de acesso, para o Avaí na Série B e o Figueirense na Série C, e, diante de todo o contexto, com um possível rebaixamento.

 

O Leão da Ilha volta a campo em meados de abril, quando enfrenta o Guarani, fora de casa, na estreia da Segundona. Já o Furacão entra em campo apenas em maio, contra o Altos-PI, na estreia da Terceirona.

 

Última presença em finais

 

A última vez do Avaí em uma final foi em 2021. Na ocasião, a equipe conquistou o título após o empate por 1 a 1 com a Chapecoense, em Chapecó. Em 2019, o Leão da Ilha também levantou a taça após vencer novamente a Chapecoense, nos pênaltis, em Florianópolis.

 

Já pelo lado do Figueirense, a última final foi em 2018. A equipe venceu a Chapecoense na Arena Condá por 2 a 0 e levou a taça.

 

Final com um enfrentando o outro? Faz tempo! A última foi em 2012, com o Avaí conquistando o título sobre o rival após vencer o jogo de ida por 3 a 0 e o de volta por 2 a 1.

 

Igualados como maiores campeões do Estado com 18 taças, Avaí e Figueirense agora olham para frente com motivos, de sobra, para se preocupar e refletir.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares