Rui Car
17/01/2023 15h24

Torcida organizada do Figueirense é proibida de entrar em estádios por três meses

Determinação do Ministério Público ocorre após episódios de violência registrados em 2022

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Chico Lins / NSC TV

Foto: Chico Lins / NSC TV

Delta Ativa

Integrantes da Torcida Organizada Gaviões Alvinegros, do Figueirense, não podem acessar estádios e ginásios esportivos do país – em qualquer modalidade – com faixas, bandeiras, roupas ou qualquer outro objeto que tenha símbolos do grupo, nos três primeiros meses de 2023.

 

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a suspensão está prevista em um termo de ajustamento de conduta, que foi firmado em 2008 pelo MPSC, pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), por representantes dos clubes catarinenses e pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

 

Em novembro do ano passado, a proibição do acesso foi deliberada por causa de casos de violência que envolveram membros da torcida, segundo o MPSC. Conflitos foram registrados pela Polícia Militar em quatro jogos do Figueirense em Florianópolis: Figueirense x Botafogo de Ribeirão Preto, em julho; Figueirense x ABC/RN, em agosto, além de Figueirense x Joinville e Figueirense x Paysandu, que ocorreram em setembro.

 

A participação da torcida organizada nos eventos esportivos delineados, após um período de relativa tranquilidade, tem contribuído sensivelmente, como comprovado nos relatórios, para o acirramento dos ânimos entre os demais torcedores, resultando no agravamento da violência, com manifesto saldo negativo e risco potencial para diversos torcedores que se encontravam no lugar“, destacou o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, da 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital.

 

De acordo com o Ministério Público, os clubes do estado e a torcida organizada foram comunicados sobre a decisão, assim como os comandos locais da PMSC em Santa Catarina e as Promotorias de Justiça que atuam em outros estados, considerando que a proibição é válida em todo o Brasil.

 

Fonte: Camilla Martins / Globo Esporte SC
Justen Celulares