Rui Car
23/01/2023 15h44

Agência de notícias do Governo Federal “adere” à linguagem neutra

Manchete da Agência Brasil informa logo de cara: "Parlamentares eleites reúnem-se pela primeira vez em Brasília"

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Marcello Casal Júnior / Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Júnior / Agência Brasil

Delta Ativa

Depois de mudanças na diretoria, a Agência Brasil publicou uma reportagem com trechos em linguagem neutra. A manchete informa logo de cara: “Parlamentares eleites reúnem-se pela primeira vez em Brasília”. O texto exalta o “1º Encontro de LGBT+eleites”, que ocorreu entre 20 e 21 de janeiro deste ano.

 

Agência do governo usa linguagem neutra: “Parlamentares eleites”

Foto: Reprodução / Agência Brasil

 

Segundo a notícia, a cerimônia reuniu parlamentares eleites para a Câmara dos Deputados e também para as assembleias legislativas dos Estados. O encontro antecede ao Dia Nacional de Visibilidade Trans, lembrado em 29 de janeiro.

 

A jornalista entrevistou alguns congressistas trans. Um deles criticou o perfil do Parlamento, chamado de “conservador”. “Eu acho que nós teremos um Congresso duro, difícil, mas que nos permitirá provocar a sociedade e trabalhar, junto com o governo eleito, para que a gente avance em pautas de dignidade, de direito, de cidadania”, disse Érika Hilton (Psol-SP). “Que não são pautas de identidade, não são pautas de ideologia. São pautas que devem ser tratadas como aquele que é o papel do Congresso: levar dignidade para o povo”.

 

Em vários momentos no texto, a jornalista da Agência Brasil faz uso da linguagem neutra. Por fim, ela comunica ter utilizado o dialeto não binário “a pedido das parlamentares eleites”.

 

Mudanças na Agência Brasil

 

Depois da cobertura da Empresa Brasil de Comunicação, durante os protestos de 8 de janeiro, o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, demitiu o alto escalão da estatal. Isso porque os atos foram tratados como “manifestações”. Dessa forma, o PT nomeou uma nova cúpula, mais alinhada aos interesses do partido.

 

Fonte: Cristyan Costa / Revista Oeste
Justen Celulares