Rui Car
06/10/2021 11h43

Alerta laranja em SC: Inmet prevê temporais severos com ventos de até 100 km/h e granizo

Órgãos estaduais, porém, discordam de Inmet e dão previsão mais amena para o estado

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja para fortes temporais em Santa Catarina, com ventos que devem chegar a 100 km/h até esta quinta-feira (07). No entanto, a Epagri/Ciram e a Defesa Civil do Estado discordam, prevendo uma situação muito mais amena.

 

Conforme o órgão nacional, a partir da madrugada desta quarta-feira (06) podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com queda de granizo. Pela análise, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

 

Por outro lado, o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, discorda.  Ele explica que a quarta terá temporais em todo o Estado, especialmente no Oeste e Meio-Oeste, mas que os ventos não devem ultrapassar 60 km/h, o que já é considerado intenso.

 

 
Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta laranja para SC – Foto: Inmet/Reprodução

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta laranja para SC (Foto: Inmet / Reprodução)

Ventos de 60 km/h já são muito fortes, 100km/h já é considerado tornado, o que provavelmente não deve ocorrer”, diz Martins. “Há risco de temporal localizado sim, mas hoje não é para 60 km/h. Às vezes dá 100 km/h no Litoral Sul — na verdade, sempre dá 100, porque está a quase 2 mil metros de altitude.”

 

Já o boletim da Defesa Civil, assinado pelo meteorologista Victor Meireles, aponta risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais desta quarta, com ventos de até 55 km/h. A previsão do órgão diz que haverá temporais com eventual queda de granizo, mas são isolados.

 

Por que alerta laranja?

 

Martins afirma que a terminologia de alertas não é padronizadas. Assim, cada órgão faz uma avaliação diferente do que é considerado laranja ou vermelho, por exemplo.

 

Deveria ter uniformização, mas o que é laranja para a Defesa Civil de Santa Catarina não é o mesmo para a do Rio Grande do Sul. Também é diferente para o Inpe, que não é o mesmo do Inmet”, explica. Assim, órgãos diferentes terão análises distintas.

 

Veja temperaturas por região nesta quarta (06), conforme a Epagri/Ciram

 

Martins diz que choveu, por volta das 6h às 9h desta manhã, 9 mm no Estado. Os maiores volumes foram registrados entre 8h e 9h no Planalto Sul. Por conta disso, chegar a 60 mm de chuva em uma hora é “muito difícil”.

 

O máximo de ventos nas últimas três horas fou de 43 km/h em Imbituba. Mas a estação é quase dentro do oceano, como não tem nenhum obstáculo, a tendência é registrar um nível maior de rajadas”, garante.

 

Litoral Norte:  15°C / 24°C;

Planalto Norte:  11°C / 18°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 15°C / 23°C;

Grande Florianópolis Serrana: 10°C / 18°C;

Vale do Itajaí: 12°C / 23°C;

Litoral Sul: 7°C / 16°C;

Planalto Sul: 13°C / 23°C;

Meio-Oeste: 23°C / 14°C;

Oeste: 14°C / 23°C;

Extremo-Oeste: 16°C / 23°C.


Por: Maria Fernanda Salinet / ND+

Foto: Tiago Ghizoni / Diário Catarinense

Justen Celulares