Rui Car
22/05/2023 16h09

Alunos de escolas estaduais de Laurentino e Rio do Oeste deram uma pausa nas disciplinas para a palestra do Maio Laranja, promovida pelo MPSC

Ao todo 410 alunos dos dois municípios do Alto Vale do Itajaí tiveram como conteúdo nesta semana "Nenhuma Criança pode ser Explorada" vindo do Ministério Público de Santa Catarina.

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Palestra e dinâmica na Escola Estadual Básica Tereza Cristina em Laurentino

Foto: Palestra e dinâmica na Escola Estadual Básica Tereza Cristina em Laurentino

Delta Ativa

Balões coloridos com significados especiais e um ambiente descontraído, mas para falar de um assunto sério. As palestras sobre o Maio Laranja do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) quebraram a rotina de duas escolas da região. O bate-papo com a Promotora de Justiça da Comarca começou na terça-feira (16/05), em uma escola de Rio do Oeste e terminou hoje (18/05), numa escola estadual de Laurentino, no Dia do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Foi um momento de interação entre os 210 alunos que lotaram o auditório da Escola Estadual Básica Mário Nardelli, em Rio do Oeste na terça-feira (16/05), para ouvir a Promotora de Justiça Lanna Gabriela Bruning Simoni que desenvolveu uma dinâmica especial no ambiente escolar, para falar de um assunto que as crianças e adolescentes estão expostos, a violência sexual tanto física, como virtual.   

 

Os balões amarelos eram sinais para os alunos escreverem os sentimentos, se fossem vítimas de bullying. Já os balões laranja, serviram para sinalizar o momento da dinâmica da palestra para eles escreverem como poderiam ajudar a denúncia o agressor de uma vítima de abuso sexual.   

 

A atenção dos 200 alunos da Escola Estadual Básica Tereza Cristina, de Laurentino, também se voltou ao tema.  Eles lotaram o ginásio da unidade escolar para a palestra com a Promotora de Justiça, nesta quinta-feira (18/05), dia de reflexão sobre como combater a violência sexual infanto-juvenil.

 

A campanha do MPSC “Nenhuma Criança Pode Ser Explorada” aposta na informação e na educação como meios de prevenir os casos de abuso sexual entre crianças e adolescentes. Os Promotores de Justiça são os propagadores, junto com as escolas, de alertar o público-alvo sobre a questão.   

 

Dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos apontam que nos quatro primeiros meses do ano, houve quase 400 mil violações de direitos contra crianças e adolescentes no Brasil. A violação sexual chegou ao número de 17,5 mil, registrado pelo Disque 100. O crescimento é de quase 70% em relação ao mesmo período de 2022.   

 

“Os dados alarmantes sobre aumento da violência infantil, sobretudo da violência sexual, precisam de um combate ferrenho a essa chaga social. Nesse cenário, tem se observado que as crianças e os adolescentes, enquanto sejam estruturalmente dependentes das ações da família e das instituições da rede de atendimento e enfrentamento ao abuso, devem ter conhecimento acerca da garantia de seus direitos para procurar proteção. O Ministério Público, em conjunto com os demais agentes sociais, busca, nesse ciclo de palestras, esclarecer as formas de abuso sexual e psicológico, orientando aos infantes às formas de combatê-lo e denunciá-lo”, completa a Promotora de Justiça.   

 

Para a diretora da Escola Estadual Básica Tereza Cristina, as palestras do Maio Laranja completam um trabalho que já vem sendo desenvolvido entre os alunos. “Precisamos cuidar das nossas crianças, a qualquer custo prevenir a violência sexual e o bullying, em nossas escolas, em nossas famílias e em nossa comunidade”, afirma a Diretora Zuleide Andreia Frenna da Costa.  

 

Fonte: MPSC
Justen Celulares