Rui Car
26/08/2022 17h28 - Atualizado em 26/08/2022 17h29

Anvisa libera importação de vacina contra varíola dos macacos

O imunizante é destinado a maiores de 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade

Assistência Familiar Alto Vale
Anvisa libera importação de vacina contra varíola dos macacos Foto:Divulgação
Delta Ativa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou, nesta sexta-feira (26), que aprovou a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde importe e utilize a vacina contra a varíola dos macacos, chamada Jynneos/Imvanex. A decisão, concedida por unanimidade, atendeu uma solicitação da pasta e terá validade de seis meses.

 

Segundo a Anvisa, a vacina, que possui nomes diferentes nos Estados Unidos (Jynneos) e na Europa (Imvanex), é fabricada na Dinamarca e na Alemanha pela empresa Bavarian Nordic. O imunizante é destinado a maiores de 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60 a -40°C.

 

“Para a conclusão foi considerado as manifestações técnicas emitidas pelas seguintes áreas: Gerência-Geral de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Órgãos e Terapias Avançadas; Gerência de Avaliação de Eficácia e Segurança; Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária: Gerência de Farmacovigilância e Gerência-Geral de Tecnologia e Serviços de Saúde”, informou a agência.

 

Na votação, a diretora relatora Meiruze Freitas, destacou que a doença é causada por um vírus semelhante à varíola, portanto, espera-se que a vacina previna ou reduza a gravidade da nova infecção. Ela ressaltou, contudo, a necessidade da condução de estudos de monitoramento para a confirmação da efetividade do imunizante.

 

Fonte:SCC10
Anderle Telhas e Acessórios