Rui Car
28/11/2022 15h34

Ao menos 11 cidades de SC têm aulas e atendimentos na saúde cancelados por causa da chuva; veja

Seis municípios são do Vale do Itajaí

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Ricardo Alves / NDTV

Foto: Ricardo Alves / NDTV

Delta Ativa

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina desde sábado (26) causaram estragos em diversas regiões do Estado. Entre as mais afetadas estão a região Norte e o Vale do Itajaí. Cerca de 10 municípios tiveram suas aulas canceladas e um teve impacto no atendimento da saúde.

 

No Vale do Itajaí, seis municípios decretaram o cancelamento das aulas nesta segunda-feira (28), informa a SED (Secretaria de Estado da Educação).

 

Em Luiz Alves, a prefeitura declarou que os serviços de aulas nas redes municipais e estaduais de ensino, Escolas e Centros de Educação Infantil e aulas e treinamentos das Escolas de Esporte e Cultura da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) estão suspensos.

 

Além disso, encontros dos grupos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Assistência Social foram cancelados.

 

Ainda na região do Vale, os municípios de AscurraRodeioRio dos CedrosBenedito Novo e Timbó tiveram suas aulas suspensas após algumas ruas serem totalmente bloqueadas por deslizamentos ou alagamentos.

 

Em Indaial, em virtude das chuvas, a Secretaria de Saúde informou que o atendimento em algumas unidades está prejudicado após profissionais não conseguirem chegar ao trabalho devido a alagamentos.

 

Aos moradores que necessitarem de atendimento, a orientação da Secretaria é entrar em contato diretamente com a Unidade de Saúde para verificar a situação. O atendimento nos SAIS (Serviço de Atendimento Integral à Saúde) está mantido normalmente.

 

Na região Norte os municípios de Doutor PedrinhoMassaranduba e Corupá tiveram suas aulas suspensas devido às chuvas. Em Guaramirim, as aulas nas Escolas e CEIs (Centros de Educação Infantil) foram canceladas.

 

Chuva persistente

 

Defesa Civil emitiu um novo alerta para chuvas persistentes em Santa Catarina durante a manhã desta segunda-feira (28). Segundo o comunicado, a circulação marítima continua sendo intensificada por áreas de baixa pressão na média e alta atmosfera, provocando chuvas dos planaltos ao litoral catarinense.

 

Defesa Civil emitiu um alerta para chuva persistente nesta segunda (28) e terça-feira (29)

 

A DCSC informa que durante a tarde e noite desta segunda, as chuvas voltam a se intensificar, ocorrendo de forma persistente e volumosa, especialmente entre o Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí.

 

Na terça-feira (29), as áreas de baixa pressão se intensificam ainda mais sobre o Litoral Norte e áreas vizinhas. Já na Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva ocorre de forma mais moderada e intercalada com períodos encoberto e até aberturas de sol.

 

O risco para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa, alagamentos, enxurradas e deslizamentos é baixo nas áreas em verde, moderado nas áreas em amarelo, alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares