Rui Car
08/11/2022 10h54 - Atualizado em 10/11/2022 14h52

APAE de Taió completa 47 anos de história

Entidade chegou ao município em 1975

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Acervo / APAE

Fotos: Acervo / APAE

Delta Ativa

Uma semente foi plantada por um grupo de taioenses preocupados com o futuro das pessoas com deficiência. Isso aconteceu no dia 08 de novembro de 1975, nascendo a partir daí a APAE de Taió.

 

Após a fundação, o então Presidente da APAE solicitou professores para fazerem um curso em Florianópolis sobre Educação Especial, e em agosto de 1977 inicia o atendimento para sete alunos na sede da OASE (Ordem das Senhoras Evangélicas de Taió), tendo funcionado neste local até junho de 1978, transferindo-se para a sede da Sociedade Esportiva e Recreativa União até março de 1981, quando inaugurou a primeira sede própria na Rua Victor Konder nº 516, contando com 42 alunos.

 

Pode ser uma imagem de ao ar livre

 

Mas com as constantes inundações que assolavam a APAE e a falta de espaço físico, veio a preocupação em como conseguir uma nova sede.

 

Em março de 1988, recebeu-se a doação de um terreno que pertencia ao Estado juntamente com um projeto da AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí). Foi iniciada então a construção com verbas de campanhas da comunidade (fundamento), e concluída e inaugurada em 29 de maio de 1995 através de projetos de auxílio financeiro do Governo Federal e Estadual.

 

Pode ser uma imagem de 15 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "APA"

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e ao ar livre

 

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

 

Atualmente a APAE de Taió conta com 93 alunos matriculados, tanto do município de Taió como do município de Mirim Doce, que são assistidos por uma equipe de 27 funcionários nas áreas de:

 

 – Estimulação Precoce (de 0 a 5 anos e 11 meses);
 – Serviço Pedagógico Específico (de 6 a 13 anos e 11 meses);
 – Serviço Pedagógico Específico / TEA;
 – Serviço de Atendimento Específico (acima de 14 anos);
 – PROAL.

 

Oferece serviços especializados nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Fisioterapia e Assistencia Social. Atua de forma eficaz em Educação Física e Inclusão no Mercado de Trabalho.

 

Tem aplicado o projeto de Prevenção de Deficiências em todo o Município para conscientização da população. Participa de diversos eventos, entre eles Jogos esportivos e Feira de Matemática, dando alegria e qualidade de vida aos alunos. E hoje está completando 47 anos de fundação no município de Taió, valorizando a pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e sempre acreditando que o impossível é apenas um desafio.

 

Fonte: APAE Taió
Justen Celulares