Rui Car
06/10/2021 16h48

Após dias “frios”, saiba quando irá esquentar em Santa Catarina

Passagem de uma frente fria faz as temperaturas caírem nos Estado durante os últimos dias; mas o frio, no entanto, tem "prazo" para acabar

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O “friozinho” presente nos últimos dias em Santa Catarina vem chamando a atenção dos moradores que esperavam uma primavera “quente e ao ar livre”. No entanto, as mudanças climáticas que provocam dias mais nublados, chuvosos e com direito a geada na região da Serra catarinense não são por acaso.

 

Para entender o assunto, a reportagem procurou os meteorologistas Murilo Fretta e Felipe Theodorovitz da Defesa Civil de Santa Catarina. Os especialistas alegam que esse declínio na temperatura é “normal” durante esta estação do ano.

 

O frio dos últimos dias vem acontecendo após a passagem uma frente fria por Santa Catarina no início da semana. O avanço de uma massa de ar mais frio (sistema de alta pressão) provocou uma mudança da direção dos ventos, que passaram a soprar do quadrante Sul no Estado e, portanto, trazendo um ar mais frio para a região.

 

De acordo com os especialistas, este sistema provocou declínio mais acentuado das temperaturas na região da Serra catarinense, onde a mínima nesta terça-feira (5) foi de 1°C em Urupema, lembrando que a temperatura mínima média para outubro é de 8°C na cidade.

 

Este ar mais frio chegou também à porção Oeste catarinense: em Maravilha fez 8°C ao amanhecer, sendo que a média neste período do ano varia entre 11°C e 12°C na região.

 

Já o litoral sentiu este resfriamento de forma mais atenuada: Florianópolis registrou 14°C no amanhecer de terça-feira, quando o esperado para esta época do ano varia entre 15°C e 16°C.

 

Mas afinal, quando irá esquentar?

 

Ainda de acordo com os meteorologistas, a primavera é a estação de transição entre o inverno e o verão. Portanto, é normal a incursão de massas de ar frio em Santa Catarina que provoquem o declínio das temperaturas.

 

Quanto mais o verão se aproxima, menor a chance de passagem destes sistemas [ar frio] pelo Estado e maior é a tendência de elevação das temperaturas”, explicam.

 

As temperaturas voltam a se aproximar dos 30°C na porção Oeste e litoral do Estado a partir do dia 12 de outubro.

 

Até lá, as temperaturas continuam amenas (não passando dos 20°C entre os Planaltos e litoral e dos 25°C no Oeste), pois há previsão da passagem de uma nova frente fria no final da semana, o que deixa o tempo mais encoberto e com chuva.

 

Previsão para quinta-feira

 

De acordo com a Defesa Civil, a tendência é que a frente fria comece a se afastar de Santa Catarina nesta quinta-feira (07). No entanto, ainda há previsão de chuva em áreas do Norte do Estado e localidades na região Oeste. Nas demais áreas, a tendência é de dia nublado.

 

O amanhecer terá temperaturas próximas aos 6°C no Planalto Sul, de 10°C a 16°C no Litoral Sul e de 15°C a 18°C nas regiões Oeste e da Grande Florianópolis.


Por: Ian Sell / ND+
Foto: Marília Oliveira / Prefeitura de Urupema
Justen Celulares