Rui Car
24/11/2022 11h31

Após missão internacional, José Thomé reassume a Prefeitura de Rio do Sul

Prefeito destaca experiências sobre inovação e governança em viagem ao exterior a convite do Sebrae

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

Depois de 10 dias na Europa em missão pelo Sebrae, o prefeito de Rio do Sul, José Thomé retornou nesta terça-feira (22) a capital do Alto Vale e reassumiu o executivo municipal. Em missão internacional, o gestor passou por cidades da Espanha e de Portugal, onde visitou feiras, instituições e teve troca de experiência com importantes líderes públicos dos dois países.

 

Participaram da missão internacional os 12 prefeitos vencedores do prêmio Nacional Prefeito Empreendedor do Sebrae. Thomé foi o único representante do Sul do país, com toda viagem custeada pelo Sebrae Nacional.

 

O roteiro internacional foi dividido em duas partes. Na primeira, os prefeitos estiveram em Barcelona, na Espanha, onde participaram de palestras e estiveram em feiras internacionais como a The Global Home que discutiu governança regional e compras públicas para os municípios, além da Fira Barcelona e Smart City Expo World Congress, que reuniu mais de 700 cidades de 30 países, abordando cidades inteligentes e programas de inovação.

 

A inovação e as novas tecnologias têm tido papel central em qualquer discussão na Espanha, e lá tivemos inúmeras experiências em várias áreas como transporte coletivo, iluminação pública, coleta e destinação de resíduos sólidos e monitoramento de trânsito através da tecnologia”, explicou Thomé, detalhando que Barcelona é uma referência mundial em cidades inteligentes.

 

Em Portugal, a comitiva nacional passou pela Universidade de Coimbra, onde estiveram com o embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreira Silva. Também estiveram na Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fórum de Investimentos em Infraestrutura em Lisboa, Câmara Municipal de Coimbra e Cascais.

 

Em solo português, outros importantes temas foram discutidos, como infraestrutura e emprego e renda das cidades, além da implantação da telemedicina. “Essa é uma realidade cada vez mais comum em toda Europa, com os atendimentos feitos por videochamadas”, explicou.

 

O gestor ressaltou que os dias de intensos debates e troca de informação foram importantes para implementação de futuros programas em Rio do Sul, que ainda pode avançar em algumas áreas.

 

Conhecemos cases de aplicativos digitais ricos em informações e debatemos com muitas autoridades. A minha gratidão ao Sebrae pelo amplo roteiro. Foi inspirador, um momento incessante de conhecimento. Rio do Sul é uma cidade referência buscando cada vez mais referências”, comentou.

 

Fonte: Prefeitura de Rio do Sul
Anderle Telhas e Acessórios