Rui Car
15/01/2023 16h37 - Atualizado em 15/01/2023 22h42

Após Petrolândia, Ituporanga também decreta situação de emergência

Sete famílias ficaram desalojadas após chuva invadir casas, alagar estradas e destruir pontes

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Franciel Imagens Aéreas

Foto: Franciel Imagens Aéreas

Delta Ativa

A cidade de Petrolândia decretou situação de emergência na sexta-feira (13), após um temporal inundar a área central da cidade durante a madrugada. Esta é a segunda vez que o município edita um decreto semelhante em cerca de um mês.

 

De acordo com a Prefeitura, o trabalho de assistência à população e limpeza das áreas atingidas já foi realizado. Na manhã de sexta-feira (13), secretários se reuniram com o prefeito em exercício Egon Weber para organizar e definir as ações a serem tomadas.

 

Além da área central, inundada entre a noite de quinta-feira (12) e a madrugada de sexta-feira (13), comunidades rurais também sofreram estragos. Em dezembro, em outra enxurrada, Petrolândia também havia decretado emergência por conta da chuva.

 

Centro da cidade ficou alagado durante a madrugada de sexta-feira (13) - Prefeitura de Petrolândia/Divulgação/ND

Foto: Reprodução / Prefeitura de Ituporanga

 

Situação em Ituporanga

 

Na cidade vizinha, a reportagem apurou que o decreto de situação de emergência em Ituporanga foi assinado no final de semana e deve ser publicado na versão eletrônica do DOM (Diário Oficial dos Municípios) na segunda-feira (16).

 

De acordo com a Defesa Civil, oito pontes foram destruídas na comunidade Três Barras após a enxurrada. As obras de reconstrução já iniciaram e o prejuízo total ainda está sendo calculado.

 

Os Bombeiros da cidade também foram mobilizados para resgatar famílias que tiveram suas casas inundadas. O setor de Assistência Social de Ituporanga informou que sete famílias ficaram desalojadas e preferiram se abrigar na casa de amigos ou parentes.

 

De acordo com a prefeitura, as famílias atingidas serão beneficiadas com aluguel social até reconstruirem suas casas. Contudo, elas precisam de doações de itens como alimentos e roupas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (47) 99292-4982 ou (47) 3533-5105.

 

Chuva castigou a localidade Três Barras, inundando casas e destruindo pontes - Defesa Civil Ituporanga/Divulgação/ND

Foto: Reprodução / Defesa Civil

 

Fonte: ND+
Justen Celulares