Rui Car
25/11/2022 15h11

Barragem de José Boiteux será reformada após oito anos de impasses e improvisos

Governo de SC lançou licitação para contratar as obras de recuperação da estrutura

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Patrick Rodrigues / Arquivo

Foto: Patrick Rodrigues / Arquivo

Delta Ativa

A tão esperada e necessária reforma da barragem de José Boiteux está mais perto de sair do papel. O Governo de Santa Catarina publicou nesta sexta-feira (25) uma licitação para as obras de recuperação da mais importante estrutura de contenção de cheias do Vale do Itajaí. As propostas das empresas interessadas em executar os serviços serão conhecidas no dia 26 de dezembro.

 

Segundo o edital, o trabalho vai contemplar obras civis e de recuperação de equipamentos mecânicos e das instalações elétricas da barragem. O investimento está estimado em R$ 10,7 milhões. Os recursos virão do orçamento da Defesa Civil e de um convênio firmado com o governo federal por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

 

Em março deste ano o colega Evandro de Assis já havia alertado para o cenário de abandono que toma conta da barragem. A estrutura é alvo de um impasse entre o governo federal e a comunidade Xokleng, que questiona a construção em uma área demarcada. Quando as comportas são fechadas para evitar que o Itajaí-Açu suba na região de Blumenau, a água retida sobe a ponto de alagar casas na terra indígena.

 

Em 2014, o conflito descambou para uma invasão da estrutura, resultando na depredação de equipamentos hidráulicos, elétricos e mecânicos, que comprometeram ainda mais o funcionamento da barragem. Desde então, ela só vem operando na base do improviso, com bombas hidráulicas externas.

 

A barragem de José Boiteux tem capacidade para conter até 357 milhões de metros cúbicos de água. Além da falta de equipamentos, a estrutura também sofre com a ausência de serviços de manutenção há muito tempo. Estudos feitos pela Defesa Civil apontaram, entre outras urgências, a necessidade de instalação de novo painel elétrico de proteção e comando das comportas e de se refazer toda a fiação elétrica de força e cabos de alimentação.

 

Fonte: Pedro Machado / NSC Total
Justen Celulares