Rui Car
26/01/2023 11h41

BNDES contraria Lula sobre financiamento estrangeiro

Banco ressaltou importância de investimentos no Brasil

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Agência Brasil

Foto: Divulgação / Agência Brasil

Delta Ativa

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se posicionou sobre as falas recentes do presidente Lula sobre emprestar dinheiro para outros países, sobretudo latino-americanos.

 

Durante uma reunião em Buenos Aires, na segunda-feira (23), o petista disse que o BNDES vai voltar a financiar obras no exterior. No passado, o Brasil contraiu prejuízos, em virtude do calote desses empréstimos.

 

O BNDES informou não haver demanda para o custeio de obras de infraestrutura no exterior, tampouco que essa política esteja no radar da instituição. Além disso, o banco observou que uma eventual mudança de rota dependeria de aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Não existe demanda ou previsão de financiar projeto de serviços de infraestrutura no exterior”, comunicou o BNDES, na terça-feira (24). “Qualquer alteração nessa política passará, necessariamente, por um entendimento com o TCU, uma vez que o presidente da Corte, Bruno Dantas, tem reforçado o papel de acompanhamento colaborativo das políticas públicas por parte da referida instituição”.

 

No documento, o BNDES não citou o projeto da Argentina chancelado por Lula. O banco disse ainda que os atuais esforços direcionam-se no sentido de alavancar a exportação de produtos e bens produzidos no Brasil, com foco em empregos e renda, além de fortalecer a integração regional das cadeias produtivas com escala, competitividade e valor agregado.

 

Fonte: Revista Oeste
Justen Celulares