Na madrugada de domingo (10), por volta das 2h30 em Rio do Sul uma ocorrência foi registrada na troca de sentinela no quartel. Um carro chegou aos portões do quartel e fortes batidas no portão foram desferidas logo em seguida, um dos Bombeiros presentes foi até o portão para averiguar e viu que se tratava de uma mãe e seu bebê.
O recém-nascido de apenas 12 dias encontrava-se todo vermelho quase cianótico (Azul), engasgado com leito materno. O Bombeiro Militar aplicou a técnica de desobstrução em lactente, e observou que não surtiu efeito, e passou a vítima para outro membro da equipe que realizou a técnica da tapotagem (Um método de percussão que consiste na aplicação rítmica das duas mãos em forma de concha no tórax), sendo que na 5° tapotagem o bebê esboçou ruídos, e gemidos, hora que chegou a Enfermeira e iniciou a avaliação da criança que já voltava a sua cor normal.
Em seguida a vítima foi repassada para ser assistida pelo Dr. Eduardo, que assumiu a ocorrência e conduziu para o Hospital Regional Alto Vale.
A mãe relatou que 30 minutos antes, teria dado de mamar, feito arrotar, e colocou o bebê para dormir do seu lado da cama e foi até o banheiro, quando voltou percebeu que a criança teria ido para o final da cama e o puxou para cima, quando percebeu que o bebê tinha dificuldade para respirar, encaminhou-se até o quartel do Corpo de Bombeiros para pedir ajuda.
Fonte: 15° Batalhão de Bombeiros Militar / Rádio Educadora 90,3 FM