Rui Car
10/09/2023 09h27 - Atualizado em 13/09/2023 09h47

Bombeiros Militares salvam bebê engasgado em Rio do Sul

Mãe da criança deslocou-se rapidamente ao quartel para pedir ajuda

Assistência Familiar Alto Vale
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

Delta Ativa

Na madrugada de domingo (10), por volta das 2h30 em Rio do Sul uma ocorrência foi registrada na troca de sentinela no quartel. Um carro chegou aos portões do quartel e fortes batidas no portão foram desferidas logo em seguida, um dos Bombeiros presentes foi até o portão para averiguar e viu que se tratava de uma mãe e seu bebê. 

 

O recém-nascido de apenas 12 dias encontrava-se todo vermelho quase cianótico (Azul), engasgado com leito materno. O Bombeiro Militar aplicou a técnica de desobstrução em lactente, e observou que não surtiu efeito, e passou a vítima para outro membro da equipe que realizou a técnica da tapotagem (Um método de percussão que consiste na aplicação rítmica das duas mãos em forma de concha no tórax), sendo que na 5° tapotagem o bebê esboçou ruídos, e gemidos, hora que chegou a Enfermeira e iniciou a avaliação da criança que já voltava a sua cor normal. 

 

Em seguida  a vítima foi repassada para ser assistida pelo Dr. Eduardo, que assumiu a ocorrência e conduziu para o Hospital Regional Alto Vale.

 

A mãe relatou que 30 minutos antes, teria dado de mamar, feito arrotar, e colocou o bebê para dormir do seu lado da cama e foi até o banheiro, quando voltou percebeu que a criança teria ido para o final da cama e o puxou para cima, quando percebeu que o bebê tinha dificuldade para respirar, encaminhou-se até o quartel do Corpo de Bombeiros para pedir ajuda.

 

Fonte: 15° Batalhão de Bombeiros Militar / Rádio Educadora 90,3 FM
Justen Celulares